[title]
No dia 10 de Setembro assinala-se o Port Wine Day, 262 anos depois da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Para comemorar a efeméride, as actividades começam no primeiro dia do mês e estendem-se ao longo de dez dias. O objectivo? "Homenagear o Vinho do Porto e a Região onde é produzido", diz a organização. Analisámos o programa e destacamos três eventos que tem de anotar na agenda.
1. Prova de Vintages 2016
Na sexta-feira 7, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões abre as portas para receber uma prova de vintages 2016, levada a cabo pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. A iniciativa, que começa às 16.00, conta com a presença de cerca de 50 empresas produtoras. Para participar, basta enviar um email para portwineday@portwineday.pt.
2. Sunset party
Ver o pôr-do-sol nos Jardins das Oliveiras é sempre uma boa ideia, principalmente se tiver um copo de vinho do Porto na mão. É isto que vai acontecer no sábado 8. Mas há mais. Conte também com cocktails e com "casamentos gastronómicos improváveis", trazidos por cerca de 30 produtores que vão estar presentes. Apareça às 17.00.
3. Regata de Barcos Rabelo
Na segunda-feira 10, data em que se celebra oficialmente o dia do vinho do Porto, acontece, pela primeira vez, uma regata de barcos rabelos, que vai percorrer o rio Douro, desde Bagaúste, na Régua, ao Pinhão. Organizada pela Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, a regata termina com uma entrega de prémios. Acontece entre as 15.30 e as 17.30.
Além de tudo isto, durante os dez dias vai encontrar menus harmonizados com vinho do Porto em alguns restaurantes da cidade, como é o caso do The Wine Barrels (veja a carta, a reserva é obrigatória). Há ainda caves com um calendário de actividades diferente e bares na Baixa com cocktails de Vinho do Porto, claro. Divirta-se, mas beba com moderação.