Notícias

Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com mais de 80 actividades gratuitas

Entre 23 e 24 de Março, há várias actividades (grátis) na cidade: concertos, teatro ou visitas guiadas a museus, igrejas e outras instituições.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Porto
© Piqsels
Publicidade

Entre visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança e oficinas, o fim-de-semana de 23 e 24 de Março vai trazer mais vida ao Porto, com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos. Apesar de se assinalar oficialmente a 28 de Março, a cidade vai antecipar os festejos e alargá-los para dois dias, com mais de 80 actividades de entrada livre, promovidas por 33 entidades.

A programação inclui várias visitas guiadas a instituições que abrem portas para celebrar e dar a conhecer um centro histórico que é desde 1996 Património Mundial da UNESCO. Há visitas guiadas a locais como a Torre e o Museu dos Clérigos, a Igreja de São José das Taipas, o Teatro Nacional de São João, a Igreja de Santa Clara, o Palácio da Bolsa, a zona circundante ao Centro Português de Fotografia e ainda visitas livres que serão possíveis fazer ao Quartel do Carmo e à Farmácia Hospitalar do Museu do Centro Hospitalar do Porto.

Oficinas, música e espetáculos multimédia

Além das visitas, há também várias exposições e oficinas para o fim-de-semana. No Arqueossítio, situado na Rua D. Hugo, 5, convida-se “À descoberta das rotas comerciais do Porto”, no dia 23 de Março, entre as 10.30 e as 12.30, para conhecer mais de perto os objectos que foram descobertos neste local ao longo de várias épocas históricas, a partir de um conjunto de actividades lúdicas como modelagem, pintura e jogo de tabuleiro.

O ciclo "Um Objeto e Seus Discursos" regressa também no sábado, dia 23, com a análise do "Pergaminho das despesas do batizado do Infante D. Henrique". No mesmo dia, às 18.00, na Casa do Infante, vai ser apresentado o mais antigo testemunho escrito conhecido sobre a vida do Infante D.Henrique, que está no Arquivo Histórico Municipal do Porto.

A programação tem ainda concertos no centro histórico da cidade. No dia 23, às 17.00, o Coro do Centro Histórico do Porto actua no Palácio das Artes e no domingo (17.30) será o Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana (GNR) a atuar na Igreja de São José das Taipas. Nos dois dias, o espectáculo multimédia Spiritus, que a partir do dia 15 está de volta à Igreja dos Clérigos, vai ser de entrada livre (das 21.15 às 21.45).

O Terreiro da Sé vai também ser palco de um concerto da Banda Sinfónica da GNR, no dia 23, e no dia 24 de Março será apresentada a performance O Berço, com 24 intérpretes do programa intensivo da Oficina Zero, numa criação de A PiSCina. Às 15.00 (Estação de São Bento) e 17.00 (Rua dos Flores) de domingo, será apresentada a animação Fuga à Peste, um espectáculo de teatro ambulante. Também na Rua das Flores, Mr.P., um retratista histórico vai surpreender e está disponível para retratar as figuras que por ali passam.

O programa completo pode ser consultado na página do Dia Nacional dos Centros Históricos.

+ As melhores coisas para fazer no Porto em Março de 2024

+ Babel: um restaurante a saber a casa dos avós

Últimas notícias

    Publicidade