[title]
Os leitores da revista Condé Nast Traveller escolheram o Porto como uma das melhores cidades da Europa, na 34.ª edição dos Readers' Choice Awards. A Invicta ocupa a segunda posição da lista, subindo cinco lugares em relação ao ano passado. "Anteriormente considerada a irmã mais nova de Lisboa, o Porto bateu a capital portuguesa na lista deste ano", lê-se no artigo. Com um total de 92.78 pontos, é a única cidade portuguesa no top 10.
Em primeiro lugar está Istambul, na Turquia (93,67 pontos), e na terceira posição surge San Sebastián, em Espanha (91,52 pontos). Para fazer parte da lista das melhores cidades da Europa, a Condé Nast Traveller teve em atenção critérios como "um cenário gastronómico de classe mundial, muitos hotéis elegantes, habitantes amigáveis e uma história intrigante".
Para a edição deste ano dos Reader’s Choice Awards da Condé Nast Traveler, contribuíram mais de 800 mil leitores de todo o mundo, que partilharam as suas experiências em cidades, ilhas, hotéis, spas, cruzeiros, comboios e companhias aéreas. No ano em que o Porto é vice-campeão entre as cidades europeias, também Portugal obtém o galardão de melhor destino do mundo, à frente de países como Nova Zelândia, Japão, Marrocos, Sri Lanka e Itália.
Na lista das melhores cidades grandes do mundo, o Porto ocupa o oitavo lugar, por ser a "cidade mais criativa de Portugal" e um bom destino para amantes de vinho. O artigo destaca a Igreja de São Francisco e a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.
Na lista das melhores ilhas da Europa, a Madeira está no 4.º lugar e os Açores no 12.º. No top dos 20 melhores hotéis da Península Ibérica, surgem os nacionais São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz, no Alentejo (1.º lugar), o The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia (6.º lugar), o Savoy Palace, na Madeira (8º lugar), o Hotel Infante Sagres, no Porto (11.º lugar), o Belmond Reid’s Palace, na Madeira (12.º lugar), e o Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra (13.º lugar).