[title]
Os transportes públicos são uma dádiva divina, especialmente quando se está a explorar uma cidade extensa e se pretende visitar o maior número possível de locais. E há muitas cidades na Europa equipadas com redes económicas e eficientes para o levar a passear.
Mas deslocar-se a pé? Não há nada melhor do que isso – e quem sabe que cafés, bares, edifícios bonitos ou lojas divertidas poderá encontrar pelo caminho. Isto é obviamente mais viável em certas cidades do que noutras, e a FitFlop está aqui para nos mostrar as opções.
A empresa de retalho avaliou 50 cidades europeias em termos de distância, elevação, contagem de passos e tempo necessário para se deslocar entre as atracções turísticas mais populares de cada uma delas e elaborou uma classificação das cidades europeias mais amigas dos peões.
Em primeiro lugar está Bruges, a bela cidade belga com um centro histórico protegido pela UNESCO, dividido por bonitos canais e edifícios góticos. A distância média entre as atracções aqui é de apenas 1,2 quilómetros, apenas 16 minutos e nenhuma elevação, dando-lhe uma pontuação global de 98,73 em 100.
O Porto ficou em segundo lugar, com uma pontuação de 95,45, um tempo médio de caminhada de 26 minutos e uma elevação de 19 metros, e Brighton ficou em terceiro, com uma pontuação de 95,33 e uma distância média entre as atracções de 1,9 quilómetros.
Estas são as dez melhores cidades da Europa para visitar a pé
- Bruges
- Porto
- Brighton
- Sevilha
- Veneza
- Atenas
- Florença
- Tallinn
- Cracóvia
- Antuérpia
Quer mesmo, mesmo esticar as pernas? Veja os melhores percursos pedestres da Europa.