Notícias

Porto recebe em Fevereiro a próxima gala do Guia Michelin Portugal

A coordenação gastronómica do evento recaiu sobre os três chefs galardoados com duas estrelas Michelin a norte: Rui Paula, Ricardo Costa e Vítor Matos.

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
A cerimónia do Guia Michelin acontecerá no Porto em Fevereiro do próximo ano
©MMPA cerimónia do Guia Michelin acontecerá no Porto em Fevereiro do próximo ano
Publicidade

O Porto é a cidade escolhida para receber a próxima gala do Guia Michelin Portugal, que acontecerá no dia 25 de Fevereiro de 2025. A segunda edição do evento, que acontece agora de forma independente da vizinha Espanha (a cerimónia de Fevereiro deste ano, em Albufeira, foi a primeira neste formato) terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, foi anunciado nesta quinta-feira em conferência de imprensa no Terminal de Cruzeiros em Matosinhos, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Porto e Norte.   

A vontade de “colocar Portugal no mapa” e de dar a conhecer a “identidade culinária portuguesa” levou a que o Porto fosse o local escolhido para a próxima gala por causa “do carácter genuíno das suas gentes, da sua gastronomia rica e dos seus excelentes vinhos”, mas também “dos seus produtos da terra e do mar, da frescura do seu peixe — que dizem que é o melhor peixe do mundo —, e por ser uma região de raças autóctones”, explicou Nuno Ferreira. O responsável do Guia Michelin Portugal ressalvou ainda que a região do Porto e Norte é aquela com mais restaurantes presentes no guia nacional. “São 50 restaurantes. É a maior fatia”.

A coordenação gastronómica do evento, que em Fevereiro contará com cerca de 500 pessoas, recaiu sobre os três chefs galardoados com duas estrelas Michelin a norte: Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos; Ricardo Costa, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; e Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto.

“Finalmente temos a gala na nossa região, região esta que é belíssima porque tem vinhos únicos, como o vinho verde e o vinho do Porto”, começou por dizer Rui Paula. “Uma região cheia de história, com uma cozinha com estufados, assados, grelhados, e com um peixe único que vem deste mar que nos circunda. Temos tudo para ter uma gala à altura mundial, temos chefs de muita categoria e temos restaurantes tradicionais a fazer comida maravilhosa. Estava na altura de marcar esta flecha no norte”, enfatizou.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, expressou ainda a vontade de ver na gala portuense ser entregue a “primeira estrela a uma mulher” e o “primeiro três estrelas”. 

Nuno Ferreira deixou ainda uma nota sobre a equipa de inspectores, composta por “homens e mulheres de 15 nacionalidades diferentes, que almoçam e jantam mais de 300 vezes por ano pagando as suas facturas”. Acrescentou também que as decisões são “tomadas de forma independente”, seguindo “critérios rigorosos e comuns aos mais de 40 países” onde o guia está presente. 

À data da conferência ainda não havia valores orçamentados para a gala que acontecerá em Fevereiro.

+ Os 44 melhores restaurantes no Porto

Últimas notícias

    Publicidade