[title]
O fotógrafo nova-iorquino Roger Ballen é conhecido por criar imagens estranhas e perturbadoras, realizadas em lugares ruinosos, habitados por pessoas que vivem à margem da sociedade. Através do seu trabalho, tem questionado o significado e sentido da existência humana. As suas obras vão poder ser vistas no Porto, no Centro Português de Fotografia, entre 10 de Julho e 10 de Outubro.
My Mind is a Cage é uma exposição inédita em Portugal, com as principais séries do autor, realizadas entre 1980 e 2020. Trata-se de uma produção exclusivamente projectada para o CPF, que parte de um sonho antigo do artista de apresentar a sua obra nas celas do edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, onde está instalado o Centro Português de Fotografia.
Cada quarto da antiga prisão vai representar um aspecto importante da sua estética, sendo criada uma experiência imersiva pelas várias séries do autor. Com curadoria de Ângela Ferreira, a exposição explora temas enigmáticos do artista, com cerca de 50 imagens, vídeos e desenhos de Roger Ballen. Trabalhando a partir da metáfora da mente como casa, o visitante será guiado por um caminho de analogias entre imagens, da escuridão à luz.
Centro Português de Fotografia (Porto). 10 de Julho a 10 de Outubro. Ter-Sex 10.00-18.00, Sáb-Dom 15.00-19.00. Grátis.
+ Rota Porto Liberal promove visitas orientadas pela história da cidade
+ Há cultura ao ar livre no Museu de História Natural e da Ciência
Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal