[title]
Esta terça-feira, dia 10 de Setembro, nenhum avião vai levantar voo ou aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. O motivo? A pista da infra-estrutura vai ser alvo de obras complexas que implicam o encerramento do aeroporto durante todo o dia, tal como foi anunciado pela ANA – Aeroportos em Maio deste ano. Será o único dia do ano sem aviões na pista do Porto.
A empreitada começou a 31 de Julho e vai prolongar-se durante 19 meses, sendo que as obras no aeroporto têm decorrido de segunda-feira a sábado, entre as 00.00 e as 06.00, para não causar perturbações no trânsito das aeronaves. A intervenção agendada para esta terça-feira, no entanto, vai ser mais intensa e complexa e, por isso, exige o encerramento da infra-estrutura.
A data de encerramento foi escolhida há vários meses e, segundo Thierry Ligonnière, director-executivo da ANA em declarações ao Jornal de Notícias, foi escolhida com “base em probabilidades de condições meteorológicas favoráveis”, uma vez que as obras não podem ser feitas se estiver a chover.
As obras de reforço estrutural tiveram um investimento de 50 milhões de euros e deverão estar concluídas nos primeiros meses de 2026, com o objectivo de reforçar a segurança e o desempenho ambiental do aeroporto para permitir o crescimento do tráfego no futuro. A empreitada implica alterações como o reforço do pavimento e a substituição do sistema luminoso – “a maior intervenção realizada na pista desta infra-estrutura”, sendo que esta deverá ser a única paralisação total ao longo dos 19 meses de obras.
+ Porto quer aumentar taxa turística de dois para três euros
+ Há um Siza Barroco para admirar no Museu Soares dos Reis (e a entrada é livre)