Notícias

Prestes a fazer um ano, as Fylhas do Dragão ocupam o Authentic Bar

O colectivo do Porto organiza a primeira festa queer no Authentic Bar na sexta-feira, 26 de Julho. A nova-iorquina Sausha junta-se a DJ Giovanna, Onio e DJ MJ.

Luís Filipe Rodrigues
Editor
Fylhas do Dragão
KeroxFylhas do Dragão
Publicidade

DJ Giovanna e Antonio Onio, também bailarino e coreógrafo, sempre amaram “o sentido de comunidade e a genuinidade das pessoas do Porto”. Sentiam, contudo, “que faltava encontrar espaço para as pessoas da comunidade LGBTQIA+. Daí surgiu o desejo de apropriar um elemento patriarcal heteronormativo [Os Filhos do Dragão] e fazê-lo queer”, explicam as Fylhas do Dragão, que organizaram a primeira festa no Ferro em Setembro de 2023. E esta sexta-feira, 26, tomam conta do Authentic Bar.

Vai ser a primeira festa queer deles”, apontam. “A nossa ideia de fazer a festa nesse espaço é paralela ao nosso ethos: fazer queer algo que ainda não o foi. Por causa disso, temos andado há meses a falar com os donos, a explicar como o nosso público se sente segure, e teremos a nossa própria equipa de segurança e consciencialização para ter a certeza que existe cuidado nestas invasões’”, continua a explicar a dupla.

Fylhas do Dragão
Kenny BergFylhas do Dragão

Nesta primeira incursão no Authentic Bar, além de DJ Giovanna e Onio, actua também a DJ MJ, lisboeta que se juntou oficialmente ao colectivo em Junho, depois da estreia na capital, no Bailarico do Gay (Musicbox). E Sausha, colombiana radicada em Nova Iorque e presença habitual nas cabines da cidade que nunca dorme e nos cantos da internet mais atentos à cena local – como a Fact, onde largou um set de 51 minutos em Novembro. Vai do funk brasileiro ao hard techno, passa pela pop, o reggaetón e o dancehall, é festa rija. E as Fylhas do Dragão exploram as mesmas coordenadas.

Estabelecer o diálogo, rejeitar a antítese

As Fylhas do Dragão reconhecem que seria mais fácil terem continuado num dos sítios que costumam acolher o colectivo e as suas festas, como o Ferro, o Bar of Soap ou o Passos Manuel. No entanto, e porque, no seu entender, “cidades como o Porto e Lisboa cada vez têm menos espaços de clubbing”, encaram o risco de irem para um sítio novo como algo que “correndo bem, proporcionará mais um espaço de clubbing ao Porto. E estabelecerá um diálogo, em vez de uma antítese, entre comunidades”.

Authentic Bar. 26 Jul (Sex). 00.00-08.00. 8€. (Entrada livre para pessoas trans e não-binárias em situações vulneráveis que entrarem em contacto com a organização)

+ A poesia invadiu o Porto. E nasceu um festival para a celebrar

+ Porto Pride está de regresso de 13 a 15 de Setembro

Últimas notícias

    Publicidade