Notícias

Primeira série luso-espanhola da Amazon Prime Video estreia-se em Fevereiro

‘Operação Maré Negra’ é inspirada numa história real e conta com Nuno Lopes, Lúcia Moniz e Luís Esparteiro no elenco. As primeiras imagens e trailer já foram revelados.

Margarida Coutinho
Escrito por
Margarida Coutinho
Digital Content
Operação Maré Negra
Prime VideoOperação Maré Negra
Publicidade

Talvez não se lembre, mas em 2019 chegou aos headlines de muitos jornais a história de um submarino fabricado artesanalmente, que tinha partido da América Latina em direcção à Europa carregado com cerca de três toneladas de cocaína – uma carga avaliada em qualquer coisa como 90 milhões de euros. Depois de ter passado por países como Cabo Verde ou Portugal, a embarcação foi interceptada na Galiza, em Espanha. Este acontecimento insólito, com o processo judicial ainda a decorrer, inspira a série luso-espanhola Operação Maré Negra, que chega à Prime Video, a plataforma de streaming da Amazon, já no próximo mês de Fevereiro.

Ao comando do submarino está Nando (interpretado pelo espanhol Álex González), um marinheiro galego e lutador de boxe amador que aceita fazer parte da tripulação para conseguir algum dinheiro. A este junta-se Sérgio (papel entregue a Nuno Lopes), um mecânico com origens no Norte de Portugal que já é cara conhecida entre os pequenos traficantes locais. Com pouca experiência, poucos recursos e um aparato policial em cima, estes homens vão ter de fazer mais de sete mil quilómetros por baixo de água.

Operação Maré Negra
Prime VideoLúcia Moniz, Nuno Lopes e Luís Esparteiro são os actores portugueses que integram a nova aposta da Amazon Prime Video

A série conta ainda com mais dois nomes da ficção portuguesa: Lúcia Moniz, que interpreta uma agente da polícia que tenta encontrar o rasto do submarino, e Luís Esparteiro. A este elenco internacional juntam-se nomes como Leandro Firmino, Bruno Gagliasso, Nerea Barros e Miquel Insua.

As filmagens decorrem na Galiza – Santiago de Compostela e Ilha de Arousa – mas também houve rodagens em localidades portuguesas como Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ponte da Barca, Porto, Vila Nova de Gaia e Águeda.

Operação Maré Negra é assinada por três realizadores: os espanhóis Daniel Calparsoro e Oskar Santos e o português João Maia, conhecido por títulos como Variações, que ganhou sete Prémios Sophia. Já a produção resultou de uma parceria entre a Ficción Producciones, a portuguesa Ukbar Filmes, a FORTA (Federação de Organizações Regionais de Rádio e Televisão espanholas) e a RTP. Esta é já a segunda colaboração entre a Ficción Producciones, a RTP e a Amazon Prime Video, depois da série 3 Caminos, estreada em Março deste ano.

As primeiras imagens desta série luso-espanhola foram reveladas esta terça-feira, tal como o trailer acima. Mas o dia exacto para a estreia ainda não é conhecido. O que está confirmado é que será composta por quatro episódios de 50 minutos cada. De acordo com o jornal Público, é esperado que Operação Maré Negra tenha transmissão em simultâneo na RTP1. 

+ As melhores séries de 2021

+ As melhores séries portuguesas de 2021

+ As séries do momento que estão a colar-nos à televisão

Últimas notícias

    Publicidade