Notícias

Procuram-se voluntários para estudo sobre o orgasmo em Portugal

Não se ponha com ideias, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto só precisa que responda a um questionário.

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Brinquedos sexuais
© Anna Shvets
Publicidade

Como vai a sua vida sexual? Não queremos ser intrometidos mas a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto anda à procura de voluntários que respondam a um questionário sobre sexualidade. O objectivo é avaliar “a experiência subjectiva de orgasmo no contexto de uma actividade sexual com parceiro/a(s) e no contexto de uma actividade sexual a solo (masturbação)”. A experiência está numa fase inicial e está aberta a todos os géneros e orientações sexuais.

O questionário, que terá uma duração estimada entre 25 e 30 minutos, está a ser desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento “O impacto da experiência subjectiva de orgasmo no bem-estar sexual e relacional dos casais: Uma abordagem diádica transversal e longitudinal”, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Depois de responder afirmativamente a algumas perguntas, como “Tens mais de 18 anos?”; “Tiveste actividade sexual sozinho ou acompanhado no último mês?” e “Alguma vez tiveste uma experiência de orgasmo?” é, então, iniciado o questionário que se desenrolará em duas fases.

Numa primeira etapa, aos participantes será pedido para descrever, de forma anónima, como foi, por exemplo, a sua última experiência de orgasmo a solo dando, para isso, uma série de adjectivos que ajudam a pormenorizar o acto, tais como, “absorvente”, “maravilhosa”, “progressiva”, “próxima” ou “extasiante”, entre outros.

Perguntas como “Com que frequência se sentiu angustiado(a) com a sua vida sexual” ou “Com que frequência se sentiu stressado(a) por causa de sexo” serão também colocadas ao longo do inquérito e serão analisadas através dos marcadores “nunca”, “raramente”, “ocasionalmente”, “frequentemente” e “sempre”. Todas as questões foram aprovadas pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Uma vez preenchido, a segunda parte será enviada aos participantes por email, cerca de duas semanas depois. O preenchimento deste terá uma duração de dez minutos. 

Se quiser contribuir para aprofundar o estudo e o conhecimento sobre o orgasmo e a sexualidade humana, o questionário está disponível na página de Instagram Sexlab – Universidade do Porto Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana. No mês passado, esta instituição académica publicou dados recentes que revelavam que 11,3% das mulheres tinha dificuldade em atingir o orgasmo e 13,7% da população adulta nunca se tinha masturbado.

+ Este mês 'Há Música ao Fundo do Túnel' nas estações de metro do Porto e de Lisboa

+ O restaurante do novo Altis Porto é Exuberante e focado nos vegetais

Últimas notícias

    Publicidade