Notícias

'Quadros Vivos de Caravaggio' regressam ao Porto com cinco novas sessões

A Igreja da Senhora da Conceição foi a escolhida para receber uma nova temporada do espectáculo, criado por Ricardo Barceló.

Escrito por
Patrícia Santos
Caravaggio
© Vasco Inglez
Publicidade

Judite e Holofernes, Sacrifício de Isaac, Flagelação de Cristo e A Morte da Virgem são apenas exemplos das obras de Caravaggio, consagrado pintor italiano, que vão ser recriadas em palco na nova temporada de Quadros Vivos de Caravaggio. A dramatização monumental de Ricardo Barceló, encenador português, regressa ao Porto para cinco sessões. Depois da Igreja de Santo Ildefonso, é a vez da Igreja da Senhora da Conceição receber o espectáculo que já soma várias digressões pelo país com milhares de espectadores e salas esgotadas.

Segundo comunicado, esta experiência imersiva, que impressiona pelo “grande impacto visual, onde a luz, a harmonia dos movimentos, a estética e a emoção permitem ao público desfrutar de um momento memorável”, nasce de uma combinação entre pintura barroca, música clássica e teatro. O resultado é uma sequência de construção e desconstrução de 21 telas do artista que encontrou nos temas religiosos a sua grande inspiração. Como banda sonora, a Missa em B menor de Johann Sebastian Bach, compositor alemão.

Ressurreição de Lázaro, A decapitação de João Batista, Madalena Arrependida e Enterro de Santa Lúcia são outras das obras que estão em foco na peça, para ver de 23 a 25 de Novembro. Como outros trabalhos de Caravaggio, estes destacam-se “pela representação da irredutibilidade e imperfeição humanas” e “são trabalhados, cena a cena, com uma iluminação especial, por forma a emular o efeito luminoso característico dos seus quadros – o Tenebrismo –, à medida que a expressão facial dos modelos recria a realidade crua, palpável e sensorial das suas pinturas".

A encenação de Barceló, cujos bilhetes estão disponíveis online, pode ser ainda a oportunidade para conhecer um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Com 50 metros de altura, a Torre da Igreja da Senhora da Conceição funciona como um excelente miradouro com vista panorâmica sobre o Porto.

Praça Marquês de Pombal, 111. 23-25 Nov 21.30, 25-26 Nov 15.30. 20€-25€

+ Mais de uma centena de filmes para ver na 10.ª edição do Porto/Post/Doc

+ A arte da ilusão e do movimento está em exposição no Atkinson Museum

Últimas notícias

    Publicidade