[title]
A programação para a próxima edição do Queer Porto, que se realiza entre 10 e 14 de Outubro, ainda não foi completamente anunciada, mas a organização, que avança agora quer os filmes de abertura e encerramento quer várias sessões especiais, promete procurar “fazer justiça a um olhar queer, não polarizado, um olhar além-fronteiras”. As honras de abertura, no Batalha Centro Cinema, cabem a Tudo o que Você Podia Ser, a nova longa-metragem de Ricardo Alves Jr. O realizador brasileiro conquistou o Prémio da Competição Queer Art por Vaga Carne, na edição de 2021 do Queer Lisboa.
Se a abrir teremos a nova docuficção de Ricardo Alves Jr., que tece um afectuoso retrato sobre a família que se escolhe por meio do quotidiano e dos encontros de um grupo em Belo Horizonte, a encerrar teremos Commitment to Life. O filme de Jeffrey Schwarz documenta o papel central que Los Angeles teve durante o dramático período de luta contra a epidemia da Sida, recorrendo a entrevistas, imagens de arquivo e acções de celebridades como Elizabeth Taylor e David Geffen.
Já no que diz respeito às sessões especiais, espere desde o documentário bell hooks: Cultural Criticism & Transformation, baseado numa extensa entrevista com a teórica norte-americana, de quem a Orfeu Negro editou este Verão o livro Tudo do Amor; até Music Is My Boyfriend, que documenta a trajectória dos irreverentes autores de pop messiânica queer The Hidden Cameras; passando pelo inventivo Feminism WTF, que mistura activismo político e festa intelectual; e por um dos filmes-sensação da última edição do Festival de Cannes, Un prince, de Pierre Creton.
Batalha Centro Cinema. 10-14 Out. 3€-4€
+ Rui Paula e Vasco Coelho Santos confirmados no Time Out Market Porto
+ Leia, grátis, a edição digital da Time Out Portugal deste mês