Notícias

Quer saber qual o melhor croissant à moda do Porto? Nós também

Depois do afamado concurso d’O Melhor Pastel de Nata, em Lisboa, as Edições do Gosto rumam a norte para eleger outro doce bem consensual na dieta dos portugueses.

Mariana Morais Pinheiro
Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Fermenta - Croissant do Porto
©Manuel Manso
Publicidade

Há temas que no Porto geram sempre confusão. Falar de religião, discutir futebol ou eleger a melhor francesinha é, certo e sabido, meio caminho andado para ânimos exaltados, discussões de meia-noite e amigos desavindos. Como se já não houvesse celeuma suficiente, as Edições do Gosto decidiram deitar mais lenha na fogueira e querem agora escolher “O Melhor Croissant à Moda do Porto”. As inscrições estão abertas até dia 31 de Março.

“A vontade para a realização deste evento surge da experiência acumulada com a organização do concurso O Melhor Pastel de Nata, na área de Lisboa”, começa por explicar, à Time Out, Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto e forte impulsionador da gastronomia em Portugal. “O objectivo deste concurso é valorizar o artesanato culinário, valorizar a pastelaria, para que passe a haver uma oferta que seja nivelada por cima, homogénea, sem margarina, com manteiga, a representar bem o Porto.” O curador gastronómico acrescenta ainda que com a iniciativa pretendem dar destaque a um dos elementos de doçaria mais comuns de norte a sul do país. “Mais do que fazer rankings, queremos apontar o dedo e dizer: 'Aqui está um dos destaques da doçaria, celebremos!”

N’O Melhor Croissant à Moda do Porto podem participar estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham postos de venda no distrito e área metropolitana do Porto e que fabriquem os seus próprios croissants exclusivamente em massa brioche e com manteiga (sem margarina). O júri, que será composto por quatro elementos – “profissionais especialistas e com actuação profissional no Grande Porto” –, irá avaliar a técnica utilizada na confecção dos croissants, o sabor, o aspecto e a textura da massa. 

No final, o vencedor receberá um troféu e os dez finalistas, além de um diploma, integrarão também a rota d’ O Melhor Croissant à Moda do Porto, que será divulgada no site e nas redes sociais do evento. “Esse guia vai incentivar, esperemos, que se produzam mais e melhores croissants à moda do Porto. E vai ajudar a orientar as pessoas para aqueles locais que concorreram e que nós achamos que merecem esse destaque”, remata Paulo Amado. O regulamento pode ser consultado aqui. Boa sorte.

+ Morreu Francisco Guedes, fundador do Correntes d’Escritas

+ À boleia dos livros. O LeV – Literatura em Viagem está de regresso a Matosinhos

Últimas notícias
    Publicidade