Notícias

Quinta edição Porto Femme invade os ecrãs da cidade com 133 filmes

De segunda-feira, 12, a sábado, 17 de Setembro, há 118 filmes, oriundos de 31 países, em competição e mais 15 na secção Panoramas. E são todos realizados por mulheres.

Porto Femme, festival, cinema films
D.R.In the silence of an abyssal sea, de de Juliette Klinke
Publicidade

O Porto Femme – International Film Festival, que divulga e celebra o trabalho realizado por mulheres na sétima arte, está de volta à Invicta para a sua 5ª edição. De 12 a 17 de Setembro são as senhoras quem toma conta das telas em vários espaços da cidade como o Cinema Trindade, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, os Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, o Selina, o Zero Lodge Box Porto ou a Casa das Associações. No total, serão projectados 133 filmes, de mais de 33 países, mas haverá também conversas, homenagens, workshops, festas e performances. 

Nas cinco competições a concurso (Estudantes, Internacional, Nacional, XX Element e Temática) vão a votos 118 filmes, de 31 países, aos quais se juntam 15 trabalhos a exibir no âmbito da secção Panoramas, que este ano apresenta o ConoFest (Short) Film Festival, a Female Eye Film Festival e, como habitualmente, a mostra FESTINET – European Short Film Festival Network, a rede europeia de curtas-metragens que o Porto Femme integra. Com excepção do Cinema Trindade, todas as sessões do Porto Femme são gratuitas e sujeitas à lotação de sala. Para assistir às sessões no Cinema Trindade pode fazer reserva e comprar os bilhetes directamente no site do local. Os bilhetes têm um custo de 4€ normal e 3€ com cartão Tripass.

A estreia do evento na Casa Comum está marcada para 13 de Setembro, às 17.30, com uma sessão integrada na competição temática “Bodies”. Em exibição vai estar o documentário belga Prism, de Rosine Mbakam, Eléonore Yameogo e An van. Dienderen.

Para o dia seguinte, à mesma hora, está agendada a primeira conversa sobre “Corpos”. O documentário Choices/Voices, de Sara Marie Dutche e Melanie Sien Min Lyn, será o ponto de partida para a sessão que vai juntar Patrícia Nogueira, Patrícia Sequeira Brás e Salomé Lopes Coelho, com moderação de Carla Cerqueira. O tema? A representação dos “Corpos” no cinema. Em cima da mesa vão estar questões como os direitos sobre o próprio corpo, o tráfico humano, violências e abusos, ou a identificação de género. Já no dia 15 de Setembro, também às 17.30, a conversa será entre Ana Sofia Pereira (moderadora) e a realizadora ucraniana Valeriya Golovina. Antes disso, será exibido o seu filme UKRAINE[NE]POKIRNA. TRILOGY.

No penúltimo dia, 16 de Setembro, às 18.30, a exibição dos filmes In the silence of an abyssal sea e She’s “The Protagonist” lançará o mote a para uma conversa sobre A Representação Da Mulher No Cinema”, protagonizada por Paula Miranda e Fernanda Polacow, da Mutim (associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal). A moderação ficará com Ana Sofia Pereira.

Entre as figuras que serão homenageadas, estão Teresa Madruga que trabalhou com diversos realizadores, entre eles Manuel de Oliveira e António Pedro Vasconcelos, foi premiada em Dans La Ville Blanche, de Alain Tanner, e acumula mais de 100 trabalhos em cinema e televisão; e a cineasta Manuela Serra, uma figura incontornável do cinema português e de quem será projectado o filme O Movimento das Coisas.

Em jeito de celebração e de encerramento de mais uma edição, dia 16 de Setembro, sexta-feira, há festa com Cativo, que assumirá o comando dos gira-discos no Hotel Selina. A animação continua no dia seguinte, último do evento, com a dupla A Mamanus, que actuará no Hotel Zero Box Lodge para fechar o festival da melhor forma.

+ The Stranglers e Gipsy Kings actuam no Douro & Porto Wine Festival em Setembro

MIMO Festival estreia-se na Invicta com concertos de Don Letts e Chico César

Últimas notícias

    Publicidade