Notícias

Rui Reininho vai dar um concerto gratuito no Porto a 16 de Fevereiro

O concerto de Rui Reininho, que acontece no Bairro da Pasteleira, está integrado na apresentação da nona edição do programa municipal Cultura em Expansão.

Jornalista de Música, Time Out Porto
Música, Vocalista, Rui Reininho
©DRRui Reininho
Publicidade

A apresentação da nona edição do programa municipal Cultura em Expansão, marcada para o dia 16 de Fevereiro, às 19.30, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, contará com uma actuação de Rui Reininho. O evento tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local do espectáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

O homem dos GNR traz ao palco 20.000 Éguas Submarinas, o segundo álbum em nome próprio, um registo intrigante e peculiar de um homem múltiplo. Explorando estruturas mais magnéticas e sensoriais, com menos palavras e mais sons, Rui Reininho mergulha a fundo, entre vibrações tibetanas e técnicas telúricas. Em conjunto com o músico e produtor açoriano Paulo Borges, cria luxuriantes tapeçarias que jogam com as texturas dos instrumentos, entre gongos, taças, percussões, guitarras, sintetizadores, sopros e vocalizações. Com ele em palco estará também o guitarrista Alexandre Soares, ex-companheiro dos GNR.

O Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, criado em 2014 pela Câmara do Porto, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, colectividades e outros espaços. O seu objectivo é permitir a fruição e o acesso directo e gratuito a uma programação nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.

Em 2022, o programa "manterá a sua lógica de construção e fomento de novos pólos de cultura na cidade", lê-se no site do município. Concentrando a sua programação em quatro territórios distintos, o programa voltará a contar com um acompanhamento continuado de colectivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça.

Nota: notícia actualizada a 09-02-2022. A data da apresentação/concerto, prevista para 17 de Fevereiro, foi alterada para 16 de Fevereiro.

+ A cabeça de Rui Reininho vai dar um filme: ‘A Viagem do Rei’

+ Rui Reininho: “O dever dos revolucionários é fazer a revolução”

Últimas notícias

    Publicidade