[title]
Neste espaço, bem no coração do Porto, junto à Trindade, só entra gente com sotaque. Seja ele de que zona do globo for. É, aliás, esse o nome com o qual Mariana Masvidal, cubana aqui radicada, baptizou a sua loja de peças em segunda mão, aberta há um ano, onde vende roupa vintage e bijuteria colorida. Se a Com Sotaque já chamava a atenção de quem passava, desde Fevereiro há ainda mais motivos para aqui entrar. É que nas traseiras há café de especialidade e, agora, cheesecakes de comer e chorar por mais.
Ideal em qualquer altura do ano – se chover abrigue-se aqui, faça umas compras e coma um doce; se fizer sol, sente-se na esplanada a conversar –, é também óptimo em qualquer altura do dia. No menu de cafetaria do Saycheesecake há expressos, macchiatos, cappuccinos, V60, french press, kombuchas, tisanas e muitas opções de bebidas vegan para ajudar a acordar ou abrilhantar um lanche.
“A ideia é que as pessoas possam vir aqui beber um café de especialidade, moído na hora. Trabalhamos com a 7g Roaster que fez um blend especialmente para nós. Tem 60% Brasil, 20% Peru e 20% Panamá”, conta Mila Araújo, chef brasileira e dona do espaço, formada em nutrição. “Em breve os clientes poderão levá-lo para casa em saquinhos mais pequenos”, acrescenta.
Para acompanhar as bebidas, os cheesecakes cozidos, bem ao estilo nova-iorquino, numa receita adaptada por Mila, são as estrelas. Há quase 30 sabores diferentes, que vão mudando consoante as estações do ano e a disponibilidade dos ingredientes. Lemon curd, baba de camelo, pistáchio, crème brûlée, abóbora e figos são algumas das opções (entre 4€ e 4,50€ por fatia). O cheesecake basco, sem base e feito com queijo azul, de aspecto queimado, uma vez que é cozinhado a altas temperaturas, e o cheesecake vegan, preparado com tofu e manteiga de amêndoa, são outras duas tentadoras possibilidades.
Folhados vegetarianos e vegan, bolos e brownies, bagels, tostas de pão de fermentação lenta e projectos colaborativos de outras mulheres artistas, com sotaques de todo o lado, são outras das coisas que se poderão apreciar por aqui.
Rua do Alferes Malheiro, 118. Ter-Sáb 11.00-20.00
+ Há uma nova casa de brunch na Boavista para toda a família