[title]
A Fundação de Serralves festeja este ano o seu 30º aniversário e os 20 anos do Museu de Arte Contemporânea. Para celebrar a ocasião há uma programação cheia de novas exposições e outras novidades, como a abertura da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, que irá ser inaugurada em Abril.
A Casa do Cinema Manoel de Oliveira é um projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira e vai ter como director António Preto. Lá vai poder visitar duas exposições dedicadas a Manoel de Oliveira: uma permanente, com uma programação da obra do cineasta, e outra temporária. Além disto, o espaço terá também uma sala de cinema, várias salas de exposição e outros espaços dedicados ao serviço educativo.
Entre Setembro e Dezembro, a Casa acolhe uma exposição da carreira de Eugène Green. A instalação vai ser acompanhada por uma selecção de filmes marcantes na carreira do realizador e trabalhos inéditos criados especificamente para Serralves. Também estão agendadas exibições de curtas-metragens e filmes de animação, como os de Regina Pessoa, incluindo a estreia absoluta do seu mais recente trabalho, fruto de uma colaboração com Reka Bucsi.
O novo projecto da Fundação Serralves vai ainda editar um Catalogue Raisonné da obra de Manoel de Oliveira, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, bem como promover várias conferências.
Este ano o Museu de Arte Contemporânea vai receber várias exposições, incluindo uma retrospectiva da artista britânica Tacita Dean e I'm Your Mirror de Joana Vasconcelos, entre outras.
+ Exposição de Joana Vasconcelos chega a Serralves em 2019