Notícias

Serralves em Festa vai celebrar a maioridade com 50 horas de programação sem parar

A 18.ª edição do festival da cultura contemporânea, de 31 de Maio a 2 de Junho, faz-se com arte, cinema, música, teatro e circo. A entrada é livre.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
"Strong Born", de Kat Válastur
Vito Walter (@ cortesia de Serralves)A performance "Strong Born", de Kat Válastur, integra a programação do do Serralves em Festa
Publicidade

Da música à dança, passando pelo circo, o teatro, o cinema, as exposições e as oficinas, há (ainda mais) arte para ver e ouvir em Serralves. Entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho, o Serralves em Festa está de volta para a 18.ª edição e traz uma programação diversificada, de 50 horas non-stop, com entrada gratuita e que chega a cada canto da Fundação – o Museu, a Casa, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

"Este é o momento em que a Fundação de Serralves apresenta expressões dos seus diferentes domínios de intervenção, num contexto muito especial, do ponto de vista cultural, patrimonial e paisagístico", refere Rui Costa, director de recursos e projectos especiais da Fundação de Serralves, durante a apresentação do programa.

No ano em que o festival de arte contemporânea chega à maioridade, a programação conta com centenas de artistas de mais de 20 nacionalidades e começa oficialmente a 31 de Maio. Mas ainda antes, e fora das portas de Serralves, as cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Maia vão ser palco de várias propostas artísticas, como forma de antecipação e divulgação do Serralves em Festa. Les Taupes (As Toupeiras), do encenador francês Philippe Quesne, vai percorrer a Baixa do Porto a 30 de Maio (que é feriado), numa parada dos Clérigos até à Praça Carlos Alberto, repetindo nos dias 1 e 2 de Junho em Serralves. 

"Les Toupes" (as toupeiras), de Philippe Quesne
@ cortesia de Serralves"Les Toupes" (as toupeiras), de Philippe Quesne

Música

São cerca de 50 concertos de vários estilos e geografias que prometem encher três dias de muita festa. O primeiro concerto pertence a Jessica Moss e ao seu violino amplificado, multiplicado em loops, distorcido e processado, que vão dar música no dia 31 de Maio (sexta-feira), às 21.00. Às 23.00, actuam os Tangerine Dream, banda alemã pioneira no cruzamento do rock com a electrónica.

Destaque ainda para o concerto dos Glockenwise, banda de rock vinda directamente de Barcelos, que vai contar com a participação de Ana Deus (1 de Junho, 00.00). Antes, às 23.00, é a vez do percussionista, manipulador de som e artista visual Nah.

A banda de culto África Negra, embaixadores do som de São Tomé e Princípe, vai actuar às 17.00 de 1 de Junho e traz consigo a Antologia Vol.1 (2022), disco que reúne os êxitos mais quentes deste colectivo da rumba são-tomense. Às 22.00 é hora de ouvir e ver os Lagoss, trio cyber tropical experimental de Tenerife composto por Daniel Garcia, Gonçalo F. Cardoso e Mlaen Kurajica. 

África Negra
cortesia de SerralvesOs África Negra vão actuar no dia 1 de Junho

Nesta edição do Serralves em Festa marca também presença Petronn Sphene e a sua bateria electrónica, no campo de ténis de Serralves, e ainda DJ Tobzy, com a mistura caótica de afrobeats, gqom, amapiano, techno e baile funk (1 de Junho, às 2.00).

No último dia do festival, Fimber Bravo, um dos artistas mais influentes do tambor de aço na música contemporânea, vai actuar no prado de Serralves (19.30). Também o aguerrido duo electro-punk Agressive Girls actua na zona das Azinheiras (20.00) e a música de Kabeaushé chama o público para um frenesim de dança hipnótica, às 21.00.

Artes performativas

O teatro, a performance e a arte circense vão também entrar em Serralves. Na área do circo contemporâneo, Cristina Grande, responsável pela programação das artes performativas, destaca o concerto acrobático Sol Bemol, de D'Irque & Fien (31 de Maio e 1 de Junho), e ainda A Journey, da companhia Gandini Juggling , uma companhia londrina, de renome mundial no malabarismo, que apresenta uma viagem pelo seu repertório com vários adereços de malabarismo iluminados (1 e 2 de Junho).

Sol Bemol
Razziphoto"Sol Bemol", de D'Irque & Fien (31 de Maio e 1 de Junho)

No teatro, a companhia Formiga Atómica apresenta O Estado do Mundo (1 e 2 de Junho) e propõe uma reflexão sobre a crise climática. Já a Cia La Bleda traz a Serralves Las Vacaciones de Madame Roulottenos dias 1 e 2 de Junho. 

Na dança/performance, a coreógrafa grega Kat Válastur leva Strong Born ao auditório de Serralves (31 de Maio e 1 de Junho). "É uma peça de som, de movimento, de ritmo em que três performers trazem figurinos muito particulares, que são eles próprios espaços de percussão, associadas a uma grande percussionista. É um dispositivo cénico que nos vai surpreender", garante Cristina Grande.

No dia 30 de Maio, e na programação fora das portas de Serralves, a francesa Agnès Geoffray leva Fleau à Praça Carlos Alberto, um espectáculo em que "quatro artistas transcendem o tempo através do som hipnotizante de chicotes, transformando a sua violência intrínseca num ritmo de dança com batidas que lembram um transe". A performance segue depois para o hall do Museu de Serralves, no dias 31 de Maio e 1 de Junho.

"Fleau", de Agnès Geoffray
cortesia de Serralves"Fleau", de Agnès Geoffray

Destaque ainda para Terra Cobre, uma performance que junta o percussionista João Pais Filipe e o coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira. 

A programação da 18.ª edição do Serralves em Festa conta ainda com várias sessões de cinema na Casa do Cinema Manoel Oliveira e ainda várias oficinas dedicadas aos mais novos. Também as exposições que estão a decorrer no Museu de Arte Contemporânea de Serralves – incluindo a exposição "Yayoi Kusama: 1945 to Now”, dedicada a uma das figuras mais influentes da arte contemporânea e um ícone cultural do século XXI – podem ser visitadas. A programação completa pode ser consultada aqui.

Museu, Casa e Parque de Serralves, Casa do Cinema Manoel Oliveira (Porto). 31 Mai-02 Jun. Entrada livre.

+ Camané e Ricardo Ribeiro juntos no Porto: “Conhecemo-nos bem e as pessoas sentem isso”

+ Agitam-se “Velas” ao vento na nova fachada do ViaCatarina

Últimas notícias

    Publicidade