Notícias

Serviço Educativo do Coliseu do Porto inaugura com oficinas de Verão

O Coliseu do Porto lança, pela primeira vez em 81 anos, um Serviço Educativo. Conversámos com a coordenadora pedagógica, Filipa Godinho.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Coliseu do Porto
© DR: Coliseu do Porto Ageas
Publicidade

O novo Serviço Educativo do Coliseu do Porto, o primeiro em 81 anos, arranca na próxima segunda-feira, 17 de Julho, com oficinas de Verão para crianças e jovens entre os seis e os 17 anos. A partir de Setembro, a programação – dirigida ao público em geral, escolas e associações – inclui oficinas, workshops e visitas orientadas, para trabalhar a arte, a história, a geografia e o património do Coliseu e da cidade do Porto.

“Uma casa com tanta história para contar deve ter um Serviço Educativo. Neste momento de mudança do Coliseu, este será um projecto identitário para o presente e de projecção de futuro”, esclarece Miguel Guedes, presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto, em nota de apresentação da iniciativa, que contará com uma newsletter para pais e filhos.

O departamento vai ser coordenado pela professora e artista plástica Filipa Godinho, que tenciona promover um projecto pedagógico artístico com especial incidência sobre as artes performativas, com “actividades assentes em metodologias de educação não formal e promovendo experiências lúdicas, de aprendizagem multidisciplinar, inovadora e inclusiva”.

“O Coliseu encontra-se no centro do Porto e é por si só um objecto de trabalho, no sentido em que se trata de um edifício de interesse histórico e que traduz a identidade da cidade e do país”, diz Filipa Godinho à Time Out Lisboa. “O projecto [do Serviço Educativo] foi pensado tendo em conta o que rodeia este edifício, desde as escolas aos centros de dia e, claro, aos turistas. A oferta vai desdobrar-se a pensar em todos estes públicos. Quando se pensa em educação, tende-se a pensar só nas crianças e isso é um erro. Para as famílias, haverá actividades sobretudo aos fins-de-semana e nos períodos de interrupção lectiva, mas também planeamos trabalhar com estudantes mais velhos, de licenciatura por exemplo, e seniores.”

As primeiras oficinas de Verão arrancam em Julho, com duas propostas: “A Magia das Sombras”, uma oficina de teatro de sombra para crianças entre os seis e os 12 anos, e “Atlas”, um atelier de acção sensorial para jovens entre os 13 e os 17 anos.

A primeira oficina, a decorrer entre 17 de Julho e 1 de Setembro, convida os mais novos a inventar uma nova história a partir da leitura e interpretação de um conto infantil. Ao longo de uma semana, o desafio é produzir os personagens e cenários bem como a dramaturgia da peça, preparando a apresentação de um teatro de sombras. Já a segunda, que acontece entre 17 de Julho e 4 de Agosto, prevê dinâmicas variáveis, que vão desde o jogo ao diálogo, sempre em torno de afectos e valores.

Se tiver aí em casa miúdos sem programa para o Verão, as inscrições já estão abertas: só tem de escolher a oficina e a semana que lhe der mais jeito. Uma semana completa custa 150€, mas há 20% de desconto para Amigos do Coliseu e 10% se inscrever mais do que uma criança. O preço inclui actividades entre as 10.00 e as 13.00 e as 14.30 e as 17.30, lanches, acompanhamento ao almoço (o almoço deverá ser levado de casa), materiais e seguro de acidentes pessoais.

+ Este fluviário móvel é o maior da Europa e anda a percorrer o país

+ Leia grátis a edição da revista digital da Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias

    Publicidade