[title]
Da próxima vez que folhear uma revista de moda ou prestar atenção às montras das lojas e gostar de uma peça de roupa, pode pegar no telemóvel e fotografá-la. Pode ser que assim encontre versões semelhantes em lojas online, tudo graças à ShopAI, uma aplicação móvel desenvolvida por quatro jovens portuenses.
A ideia surgiu durante o mestrado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). "Eu e o Hélder Sousa Russa (também fundador da startup) começámos a perceber que íamos conseguir criar este produto. Não queríamos montar um market place de pesquisa, mas sim vender esta tecnologia a marcas de roupa para que a pudessem inserir nos seus próprios sites”, descreveu Rui Machado, um dos fundadores da ShopAI, à agência Lusa.
A tecnologia já está implementada na África do Sul, com a marca Zando, Adidas e Reebok. Por cá, vai estar também disponível, em breve, nas duas marcas desportivas.
Como é que tudo funciona? Basta fazer upload de uma fotografia ou até de uma captura de ecrã e a aplicação trata de encontrar artigos semelhantes nas marcas que dela fazem parte. Depois, só tem de navegar pelas sugestões dadas. Portanto, se está cansado de passar horas em lojas e provadores, esteja atento à página de Facebook da startup, já que o futuro passa por entrar no mercado nacional. Boas compras.
+ Herói local: Ana Cristina Pires, a primeira mulher portuguesa a tornar-se cientista-astronauta