[title]
Há três anos que o colectivo Slutwalk/Marcha das Galdérias organiza uma caminhada e uma festa que a antecede. A festa deste ano já tem nome, chama-se SlutGala e está marcada para dia 30 de Maio, nos Maus Hábitos.
Segundo a organização, a SlutGala surge da necessidade de criar "uma noite segura para todas, reivindicando o direito das mulheres terem acesso a espaços nocturnos livres de assédio e julgamentos". A entrada custa 3€ e os fundos vão ser utilizados para cobrir os custos da marcha, ou seja, para faixas, tintas, materiais para pancartas, impressões de cartazes, panfletos de divulgação e manifestos.
A festa resulta de uma colaboração entre o colectivo SlutWalk Porto/Marcha das Galdérias com a Kosher Productions, e a música vai ser da responsabilidade de Kosher Crew, Catxibi e Simone. A organização promete ainda algumas surpresas durante a noite.
A caminhada, essa, está marcada para 14 de Julho, um sábado, mas, para já, a organização não adianta mais informações. O colectivo existe desde 2011 no Porto e apesar de ter estado parado durante algum tempo, em Julho de 2015 começou a organizar marchas anuais pela cidade, e a programar debates e ciclos de cinema.
O movimento Slutwalk nasceu em 2011 em Toronto, no Canadá, depois de um polícia ter afirmado que "as mulheres devem evitar vestir-se como galdérias [sluts, no inglês original], para não serem vítimas". A partir daí o movimento ganhou força e internacionalizou-se.
+ Coisas para fazer no Porto em Maio