[title]
O Concurso Montras de S. João está de volta. As candidaturas para a iniciativa municipal, que celebra a cultura popular, estão abertas a partir de 22 de Maio e encerram a 5 de Junho. A participação restringe-se apenas às lojas com actividade no Porto, abertas ao público e com montras visíveis.
Os três primeiros lugares ganham um prémio monetário e o Troféu do Município do Porto. O primeiro lugar corresponde a um valor líquido de 2.250 euros, o segundo de 1.750 euros e o terceiro de 1.250 euros. Os concorrentes classificados entre o quarto e o décimo lugar serão contemplados com Menções Honrosas.
Promover as relações entre empresários e responsáveis pelo comércio local é um dos objectivos do concurso, que pretende agitar o sector com a promoção de manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.
As montras a concurso devem então apresentar uma alegoria que enquadre os festejos populares são-joaninos, com os artigos ou produtos vendidos no estabelecimento em questão, e estar devidamente iluminadas, de 7 a 29 de Junho, entre as 10.00 e as 19.00, de segunda a sábado.
Cada estabelecimento tem a possibilidade de se candidatar com mais de uma montra, desde que siga as seguintes regras:
1. Uso de diferentes elementos decorativos para cada uma das montras;
2. Formalização de uma candidatura para cada montra.
A originalidade e criatividade, a integração do produto da loja no comércio, e as cores, materiais utilizados e iluminação, são alguns dos critérios de análise.
O programa do concurso, assim como a ficha de inscrição, já podem ser consultados pelos interessados.
+ Estão abertas as candidaturas para o concurso de martelinhos de São João