[title]
Obras da colecção de Serralves chegam hoje ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e ficam por lá até finais de Setembro, para a exposição "A Conspiração das Formas". Guilhermina Rego, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, e João Ribas, director do Museu, vão estar presentes na inauguração da exposição, marcada para as 18.30.
A mostra, que conta com a curadoria de Gabriela Vaz-Pinheiro e apresenta obras de artistas como Rui Chafes, Pedro Cabrita Reis, Rita McBride, Jene Highstein, José de Guimarães e Hans Haacke, “procura deslocalizar a expectativa da nossa percepção perante os objectos e os gestos, e perante as categorias instituídas de certo ou errado, visível ou invisível, previsível ou inesperado”, segundo o comunicado.
A nota avança ainda que A Conspiração das Formas parte da ideia que “pertence aos artistas a liberdade de nos confrontarem com a desmontagem do mundo”. Segundo Serralves, esta é a segunda apresentação no Terminal de Cruzeiros dentro de uma iniciativa que acredita que “um programa de exposições de uma colecção fora do seu museu e por vários locais do país tem o valor acrescido de permitir o contacto com públicos diversos, em espaços não necessariamente vocacionados para a realização de exposições de arte contemporânea”.
Desta forma, para permitir um maior acesso à exposição e, em simultâneo, ao Terminal de Cruzeiros, a APDL alargou o horário das visitas ao domingo, passando este a estar aberto também durante a tarde. O Terminal está disponível para receber visitas de grupos, desde que previamente solicitadas através do e-mail marketing@apdl.pt.
+ 'Focando o Porto de Leixões': concurso de fotografia regressa para a sétima edição
+ Arte contemporânea para ver no metro do Porto
+ Cem versões de notas de um dólar ilustradas para ver a partir de hoje