Notícias

Tincal Lab recebe exposição colectiva de joalharia contemporânea

O evento, que acontece anualmente, envolve este ano mais de 70 joalheiros, vindos de cerca de 30 países.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Tincal Lab
© DR Criação de Ana Azevedo
Publicidade

A partir de 6 de Novembro e até ao final do ano, o Tincal Lab, no Centro Comercial Bombarda, vai transformar-se numa galeria de joalharia contemporânea, graças a uma exposição colectiva, resultado do Desafio Tincal Lab 2021, que destaca artistas de diferentes nacionalidades. 

O desafio celebra este ano a sua sétima edição, e desde a sua criação que o principal objectivo é "mostrar a qualidade e diversidade da joalharia contemporânea, abrindo as suas portas ao grande público". "O Tincal Lab convida todos os anos joalheiros de todo o mundo para um desafio: a criação de até três peças com o preço máximo de 100€ cada, inspiradas por um tema", lê-se em comunicado. 

Em edições anteriores, estiveram em destaque temáticas como a arquitectura, cinema e música. Agora, o desafio incentiva a reflectir sobre a relação entre a joalharia e a natureza. "Nesta exposição, os artistas usam a natureza como fonte de inspiração. Exploram cores, texturas, formas e materiais, olham para o mundo à sua volta, reflectem sobre os perigos do progresso e apresentam objectos únicos que, mais do que jóias, são reflexões, histórias, obras de arte", explica Ana Pina, responsável pelo espaço.

Tincal Lab
© DRAlfinete de Clelia Jewellery

É nas paredes e montras da Tincal que vai poder apreciar mais de 200 peças criadas por artistas de cerca de 30 países, espalhados pelo mundo, todas criadas exclusivamente para o evento. Entre os participantes encontra nomes como Clelia Jewellery (Portugal), Begona Morales Lao (Espanha), Gizella Biro Jewellery (Hungria), Juergen Veit (Alemanha) e Rocio Britos (Argentina), entre outros. 

A inauguração desta exposição, marcada para 6 de Novembro, coincide com a próxima data das Inaugurações Simultâneas no Quarteirão das Artes. É também neste dia que vai ser lançado o catálogo desta edição e anunciado o vencedor do prémio Selecção do Júri. O público também terá a oportunidade de escolher as suas peças e artistas favoritos, através de votação presencial e online, até ao final do ano. Os três vencedores vão ter um lugar para expor no Tincal Lab durante 2022. 

"Esta iniciativa ambiciona inspirar os artistas e sensibilizar o público, permitindo a joalharia sair do seu circuito comercial mais convencional, enquanto torna a sua vertente artística mais acessível – também do ponto de vista monetário", conclui a fundadora do Tincal Lab.  

+ No ateliê de... Tincal Lab

Exposições a não perder no Porto

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade