[title]
Mais moderna e mais próxima de quem a visita, sem esquecer a sua história desde o século XVIII. A Torre dos Clérigos vai ter uma nova cara. A nova imagem gráfica daquele que é um dos monumentos mais emblemáticos do Porto vai ser apresentada esta quinta-feira, juntamente com um espectáculo de videomapping, criado pelo atelier O CUBO, e um set do DJ Padre Guilherme, entre as 21.00 e as 23.00, com entrada livre.
O novo logótipo foi criado no estirador do Estúdio Ricardo Daniel e foi pensado "para ser mais próximo da cidade e, acima de tudo, mais digital, fruto de uma realidade com cada vez mais ecrãs e dispositivos de imagem", revela o designer à Time Out. O processo de criação, acrescenta, surgiu inspirado no passado da Torre dos Clérigos, mas também de olhos no presente.
"Ao ter o conhecimento de todos os eventos que acontecem durante o dia e a noite nos Clérigos, chegámos à conclusão de que existe muita vida na Torre. Começámos por representar inicialmente esta ideia através de um batimento (visual e sonoro), pelo que fizemos a ligação entre o bater do sino e o batimento cardíaco com 77 circunferências e muitos desenhos, tendo chegado ao conjunto visual final", explica, acrescentando que, depois, incorporaram "a dimensão sonora com um movimento continuo". "A música sacra com a vanguarda da electrónica, o bater dos sinos com as projecções, proporcionou uma imagem viva e intemporal no coração desta cidade".
A Irmandade dos Clérigos decidiu avançar com este rebranding no ano em que assinalou mais de oito milhões de visitantes desde 2014, altura em que foi alvo de profundas obras de reabilitação. Para o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, a ligação da Torre com a história do Porto “marcou o ponto de partida para a nova imagem”, que vai “falar com os diferentes públicos” que visitam todos os dias o monumento. “Queremos que a nova marca acompanhe o dinamismo das acções culturais e dos espectáculos que tornam este um monumento para todos, todos, todos”, acrescenta, em comunicado.
O logótipo é apresentado esta quinta-feira, às 21.45. Ainda antes, às 17.00, vai ser assinado um protocolo de colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para conservação, restauro e valorização da Igreja e Torre dos Clérigos. Às 18.00, será ainda descerrado um mural da autoria de Marta Vilarinho de Freitas com 10 frases de 10 personalidades que contribuíram para a consolidação dos Clérigos enquanto monumento de referência da cidade.
Rua de São Filipe de Nery (Porto). Qui, 21.00-23.00. Entrada livre.