[title]
O Criatório é um concurso anual de financiamento à actividade de artistas, colectivos e espaços culturais portuenses. Depois de várias edições, a iniciativa da Câmara Municipal mantém o seu objectivo: ampliar a produção e programação artísticas da cidade. Este ano, 17 projectos de criação e investigação artística vão receber bolsas de 15 mil euros. Para os espaços de programação, estão reservadas 12 bolsas de 20 mil euros.
Os candidatos à bolsa de Projecto de Criação e Investigação Artística vão ser avaliados por Bárbara Rodriguez Muñoz (directora de exposições do Centro Botín, em Espanha), Carla Nobre (co-directora artística da Alkantara Associação Cultural) e Rita Barbosa (realizadora e artista visual). Já a escolha dos Espaços de Programação a apoiar fica a cargo de Ana Carvalho (directora do espaço portuense EDITORIA), André Sousa (co-responsável pela galeria Uma Certa Falta de Coerência) e Samuel Leuenberger (curador suíço).
As áreas artísticas abrangidas pelo concurso são: Artes visuais e curadoria; Artes performativas; Composição, programação e performance musical; e Literatura e pensamento crítico. Se se enquadra em alguma destas, aponte as datas: as candidaturas começam esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, e acabam às 18.00 de 12 de Março.
As instruções de inscrição e o regulamento podem ser encontrados na plataforma Pláka.