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Num cenário rodeado pelas históricas pipas de vinho, na Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia, a marca turística Espanha Verde, que promove quatro comunidades autónomas espanholas (Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco), apresentou-se em Portugal pela primeira vez, numa viagem pela gastronomia e actividades das diferentes regiões. Sob o mote “Norte Diem”, a marca quer afirmar-se como um dos principais destinos e tem também planos para captar mais visitantes portugueses.
“Depois de apresentarmos a Espanha Verde em Frankfurt em 2023, escolhemos fazê-lo este ano na cidade do Porto pela relação transfronteiriça que temos com toda a região Norte de Portugal. O mercado português é muito importante para nós, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela afinidade cultural que temos em comum”, realça Xosé Manuel Merelles, director da Agência de Turismo da Galiza, acrescentando que o mercado português é, actualmente, o principal mercado da Galiza, representando mais de 44% do turismo internacional nesta região. Já nas Astúrias, os portugueses ocupam o terceiro lugar do top de viajantes e na Cantábria e no País Basco representam 3,5% dos turistas estrangeiros.
Da gastronomia à paisagem, passando pelo enoturismo, pela riqueza marítima e pelo património natural e arquitectónico das regiões, a marca Espanha Verde quer mostrar o que de melhor tem este destino, com produtos e roteiros para descobrir um território com mais de 2.500 quilómetros de costa marítima, 42 espaços naturais protegidos e 56 restaurantes com estrelas Michelin.
Há um leque de actividades recomendadas que vão desde a prática de surf e caminhadas por grutas da pré-história ao Caminho de Santiago Norte, à Grande Rota da Espanha Verde ou ainda ao Corredor Ecoturístico Espanha Verde, que será o maior corredor ecoturístico da Europa. Para Xosé Manuel Merelles trata-se não apenas de apresentar uma região, mas de mostrar “um estilo de vida” que merece ser explorado.
Um cluster de turismo e uma escola de alta gastronomia em Portugal
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, esteve presente no evento que se realizou na passada quinta-feira e realçou as semelhanças entre o Norte de Portugal e as regiões do Norte espanhol: “Temos muito em comum e temos muito mais em comum do que aquilo que o mundo e os outros mercados conhecem. E este é um storytelling que queremos contar juntos”.
O responsável pelo turismo do Porto e Norte destaca ainda projectos que têm sido feitos em conjunto com as regiões da Espanha Verde, nomeadamente a criação do primeiro cluster de turismo de uma euro-região, que está a ser construído juntamente com a Galiza. O projecto já tem financiamento assegurado e as primeiras acções vão ser iniciadas em breve, incluindo a promoção conjunta da Galiza e do Norte de Portugal em mercados internacionais de longa distância, como os Estados Unidos, o Brasil ou o Canadá.
Outra das novidades a caminho é a primeira escola de alta gastronomia em Portugal, juntamente com o País Basco, em parceria com o Basque Culinary Center. “Portugal não tem uma escola de alta gastronomia. Muitas vezes quando os nossos profissionais têm necessidade de evoluir na sua formação, têm de sair daqui. Tentamos ter sempre a gastronomia como uma bandeira, mas a verdade é que falta ainda muito investimento nesta área”, destaca Luís Pedro Martins, sublinhando que o projecto vai contar com o financiamento do programa regional do Portugal 2030 e que vai ser iniciado nos próximos meses.
Continuando no tópico da gastronomia, o evento de apresentação da Espanha Verde em Portugal contou com uma experiência enogastronómica, artística, audiovisual e interactiva, com um menu assinado pelo chef basco Iñigo Lavado. A refeição permitiu uma viagem pelas quatro regiões espanholas, através de vinhos e sidras tradicionais e também dos pratos coloridos, saborosos e originais, onde os produtos do mar foram os protagonistas. Uma parte do potencial que o Norte de Espanha pode oferecer.
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