[title]
Um "grande meteoro" rasgou os céus de Braga durante a noite de sábado, 14 de Dezembro. O fenómeno, registado em vídeo pela estação AMS211 do Observatório Astrómico de Braga, ocorreu às 23.27, em pleno pico da chuva de estrelas denominadas Geminidas.
Numa publicação no Facebook, o Planetário – Casa da Ciência de Braga informa que as Geminidas (ou Geminídeos) são chuvas de meteoros causadas pelos restos do asteróide 3200 Faetonte, descoberto em 1983. “Isto faz das Gemínidas, em conjunto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa”, informa o Observatório Astronómico de Braga.
“Acredita-se que a intensidade das Gemínidas esteja a aumentar em cada ano. Nos últimos anos tivemos registos de 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas de céu escuro e limpo”, lê-se na mesma publicação. “As Gemínidas foram observadas pela primeira vez apenas em 1862. É uma chuva de meteoros bem mais recente que qualquer outra chuva de meteoros como por exemplo as Perseídeas (36 EC), e Leónidas (902 EC)”.
As Geminídias prolongam-se até 24 de Dezembro, atingindo normalmente o pico de intensidade nos dias 13 e 14 de Dezembro, como aconteceu em Braga.
🎄Natal para todos – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp