Notícias

Um “grande meteoro” iluminou o céu de Braga

O fenómeno foi registado em vídeo pelo Observatório Astrómico de Braga, em pleno pico da chuva de estrelas denominadas Geminídias.

Hugo Torres
Filipe Costa
Editado por
Hugo Torres
Escrito por:
Filipe Costa
Grande Meteoro rasga céus de Braga
Planetário – Casa da Ciência de Braga - Facebook
Publicidade

Um "grande meteoro" rasgou os céus de Braga durante a noite de sábado, 14 de Dezembro. O fenómeno, registado em vídeo pela estação AMS211 do Observatório Astrómico de Braga, ocorreu às 23.27, em pleno pico da chuva de estrelas denominadas Geminidas.

Numa publicação no Facebook, o Planetário – Casa da Ciência de Braga informa que as Geminidas (ou Geminídeos) são chuvas de meteoros causadas pelos restos do asteróide 3200 Faetonte, descoberto em 1983. “​​Isto faz das Gemínidas, em conjunto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa”, informa o Observatório Astronómico de Braga.

“Acredita-se que a intensidade das Gemínidas esteja a aumentar em cada ano. Nos últimos anos tivemos registos de 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas de céu escuro e limpo”, lê-se na mesma publicação. “As Gemínidas foram observadas pela primeira vez apenas em 1862. É uma chuva de meteoros bem mais recente que qualquer outra chuva de meteoros como por exemplo as Perseídeas (36 EC), e Leónidas (902 EC)”.

As Geminídias prolongam-se até 24 de Dezembro, atingindo normalmente o pico de intensidade nos dias 13 e 14 de Dezembro, como aconteceu em Braga.

🎄Natal para todos – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade