Notícias

Um “masterplan” para o rio Cávado: Barcelos cria cinco parques fluviais e ecoparque

Câmara Municipal aprovou plano para o corredor do rio Cávado. Proposta inclui cinco parques fluviais, um ecoparque e 49 quilómetros de percursos pedonais.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Futuro corredor verde do Cávado
DRFuturo corredor verde do Cávado
Publicidade

Para que a população possa apreciar e desfrutar com maior qualidade as duas margens do rio Cávado, a Câmara Municipal de Barcelos tem um plano. A autarquia aprovou esta segunda-feira o "masterplan" do corredor do rio Cávado, um documento que, entre várias linhas de ação, prevê a "oferta de recreio" em cinco parques fluviais e um ecoparque, incentivando o lazer e a actividade física.

Este é, segundo o presidente da autarquia, Mário Constantino Lopes, "um passo decisivo para ligar as pessoas ao rio, um passo importantíssimo na concretização de um projecto que se pretende potenciador de atractividade ao desporto, lazer, recreio e convívio ao ar livre, em comunhão e fruição das pessoas com a natureza", lê-se numa nota do município.

No total, a proposta abrange uma área de 742 hectares que compreende as duas margens do rio Cávado. Na margem direita há um potencial percurso de passadiço de 22 quilómetros e na margem esquerda existe a proposta de uma ecovia de 24 quilómetros, havendo ainda 49 quilómetros para percursos destinados à mobilidade suave e trilhos entre as margens.

Turismo sustentável de recreio e lazer

A proposta aprovada pela Câmara de Barcelos prevê a "criação de oferta de recreio" nos seguintes espaços: o Parque Fluvial de Mariz, o Parque Fluvial de Barcelos e Barcelinhos, o Parque Fluvial de Tamel São Veríssimo, o Parque Fluvial de Manhente, o Parque Fluvial de Areias (Vilar e S. Vicente) e ainda no Ecoparque do Cávado.

No Parque Fluvial de Barcelinhos, localizado na margem esquerda do rio, o foco será potenciar o desporto para todas as idades, com a instalação de edifícios/balneários de carácter não permanente, entre os quais campos de jogos, ginásio exterior e um parque infantil.

Plano para o corredor do rio Cávado
Câmara Municipal de BarcelosPlano para o corredor do rio Cávado

O Parque Fluvial de Tamel São Veríssimo vai ter uma extensão de cerca de 1,5 quilómetros, localizado entre a Ilha do Tostão e a Azenha de Tamel. Já para o Parque Fluvial de Manhente foi proposta uma requalificação para "receber os visitantes em áreas devidamente preparadas e controladas, com delimitação de acessos e aparcamentos, colocação de sanitários de apoio e a requalificação do mobiliário urbano".

Junto à Barragem da Penide, no Parque Fluvial de Areias (Vilar e S.Vicente), a proposta é que sejam construídos espaços arborizados para serem utilizados sobretudo durante o Verão, havendo ainda parqueamento automóvel, sanitários públicos, espaço de refeições e percursos para caminhar dos dois lados da barragem.

Todas estas propostas, acrescenta a autarquia, visam promover não só a valorização e preservação do património, mas também um "turismo sustentável de recreio e lazer, atendendo a todas as classes etárias e estratos sociais, pela prática de vários desportos, nos espaços de uso público, capazes de atrair um elevado número de pessoas". 

A proposta completa pode ser consultada na página da autarquia de Barcelos

+ Rota histórica das Amendoeiras em Flor está de regresso aos carris do Douro

+ De Amarante a Melgaço, na rota dos vinhos verdes 

Últimas notícias

    Publicidade