Notícias

Um relâmpago sobre o Douro é uma das melhores fotografias panorâmicas do mundo

O momento captado pela fotógrafa Mara Leite foi seleccionado na edição deste ano dos Epson International Pano Awards, na categoria "Open - Built Environment".

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Jornalista de Música, Time Out Porto
Publicidade

Esta fotografia, tirada por Mara Leite no dia 25 de Agosto de 2019, capta um momento de assombrosa beleza – um relâmpago, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, reflectido no rio que separa as duas cidades. Foi uma das imagens seleccionadas na edição deste ano da competição Epson International Pano Awards, na categoria Open - Built Environment.

"Na fotografia de paisagem, o mais difícil é ficar lá fora durante horas, em más condições climatéricas, para tentar obter uma foto única. Mas as recompensas podem ser incríveis", disse Mara Leite, quando publicou a fotografia. "No dia 25 de Agosto [de 2019] captei uma fotografia que andava a perseguir há algum tempo. Logo após o pôr do sol, percebi que o clima estava a ficar mais agressivo, por isso fui até à zona histórica da cidade para tentar apanhar um relâmpago sobre a icónica Ponte Luís I. Esperei durante horas, mas valeu muito a pena."

Os Epson International Pano Awards premeiam as melhores fotografias panorâmicas do mundo. Este ano receberam mais de 5800 imagens de 1452 fotógrafos amadores e profissionais de quase 100 países – um recorde de participações nos últimos 11 anos de edições.

O grande vencedor de 2020 foi o fotógrafo canadiano Matt Jackisch, que captou as montanhas da Colúmbia Britânica. Na selecção final há três fotografias tiradas em Portugal por Carlos F. Turienzo – duas na Madeira e uma na ilha do Pico, nos Açores. Veja a galeria dos vencedores

+ Mês da Imagem do Porto arranca a 31 de Outubro em vários espaços

+ Há uma exposição de fotografia sobre o Gerês na Galeria da Biodiversidade

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias
    Publicidade