[title]
Esta fotografia, tirada por Mara Leite no dia 25 de Agosto de 2019, capta um momento de assombrosa beleza – um relâmpago, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, reflectido no rio que separa as duas cidades. Foi uma das imagens seleccionadas na edição deste ano da competição Epson International Pano Awards, na categoria Open - Built Environment.
"Na fotografia de paisagem, o mais difícil é ficar lá fora durante horas, em más condições climatéricas, para tentar obter uma foto única. Mas as recompensas podem ser incríveis", disse Mara Leite, quando publicou a fotografia. "No dia 25 de Agosto [de 2019] captei uma fotografia que andava a perseguir há algum tempo. Logo após o pôr do sol, percebi que o clima estava a ficar mais agressivo, por isso fui até à zona histórica da cidade para tentar apanhar um relâmpago sobre a icónica Ponte Luís I. Esperei durante horas, mas valeu muito a pena."
Os Epson International Pano Awards premeiam as melhores fotografias panorâmicas do mundo. Este ano receberam mais de 5800 imagens de 1452 fotógrafos amadores e profissionais de quase 100 países – um recorde de participações nos últimos 11 anos de edições.
O grande vencedor de 2020 foi o fotógrafo canadiano Matt Jackisch, que captou as montanhas da Colúmbia Britânica. Na selecção final há três fotografias tiradas em Portugal por Carlos F. Turienzo – duas na Madeira e uma na ilha do Pico, nos Açores. Veja a galeria dos vencedores.
+ Mês da Imagem do Porto arranca a 31 de Outubro em vários espaços
+ Há uma exposição de fotografia sobre o Gerês na Galeria da Biodiversidade