[title]
No ranking que mede a resposta das universidades aos desafios “ambientais, sociais e de governança a nível global”, a Universidade do Porto (UP) deu um salto de 90 lugares, ocupando agora a 209.ª posição a nível mundial e o 95.º lugar a nível europeu. Os “QS World University Rankings: Sustainability 2025” avaliam as medidas implementadas em áreas como a igualdade, transferência de conhecimento, impacto da educação, oportunidades de emprego e qualidade de vida. Nesta edição avaliaram-se 1743 universidades de 107 países.
No que toca à transferência de conhecimento e impacto da educação, a UP conquistou o 17.º e 30.º lugares, respectivamente. No impacto social, a instituição instalou-se na 127.ª posição. Em comunicado, o reitor António de Sousa Pereira sublinhou a importância desta subida no ranking. "É o reconhecimento internacional da orientação da Universidade do Porto para a transferência de conhecimento para a sociedade e para o tecido económico, assim como a consolidação da sua democraticidade interna, dos seus mecanismos de transparência e de promoção da igualdade de género".
São 12 as universidades portuguesas presentes neste ranking de sustentabilidade, sendo que a Universidade de Lisboa ocupa o 183º lugar, a segunda melhor posição nacional, seguida da Universidade de Coimbra (227.ª), da Universidade do Minho (355.ª), da Universidade Nova de Lisboa (365.ª), da Universidade de Aveiro (408.ª), do ISCTE (574.ª), da Universidade da Beira Interior (705.ª), da Universidade Católica Portuguesa (798.ª) e, por fim, da Universidade do Algarve (883.ª). Globalmente, o ranking é encabeçado pela Universidade de Toronto, no Canadá.