[title]
O Município de Valongo foi distinguido com o European Green Leaf Award (Prémio Folha Verde) 2022, atribuído pela Comissão Europeia. A distinção é um reconhecimento do compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos. A cerimónia de abertura oficial do título terá lugar esta sexta-feira.
Entre os pontos tidos em consideração pelo júri para atribuir este galardão estão "o envolvimento dos cidadãos em processos participativos, os projectos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça", lê-se no site da Câmara Municipal.
O prémio contempla uma recompensa financeira de 200 mil euros, para aplicar "em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental". Além de Valongo, também o município de Winterswijk (Países Baixos) foi distinguido.
"Combater as mudanças climáticas, defender os nossos valores, garantir liberdade, garantir democracia, proteger o nosso único lar, o planeta Terra, é o maior desafio que temos para as próximas décadas", afirmou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado. "Em Valongo, fazemos isso todos os dias porque acreditamos firmemente que esta é a melhor forma de mudar a forma como tratamos o nosso planeta. Este importante reconhecimento é o melhor agradecimento que podemos dar à nossa comunidade e é também um estímulo para continuar a fazer o que é correcto."
Mais sobre Valongo:
+ Adeus, eucaliptos. Valongo vai plantar 2960 sobreiros
+ Parque das Serras do Porto tem um novo Centro de Escalada
+ Já abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo
+ Valongo inaugura percurso de 30 km com baloiços e tronos romanos
+ Serra de Santa Justa vai ter um novo circuito pedonal com passadiços
+ Valongo: Museu do Brinquedo Tradicional ficará pronto este ano