[title]
A natureza é uma caixinha de surpresas infinita e prova disso é o rol de materiais vegetais que oferece para a criação de uma obra de arte. Falamos de plantas, ervas, raízes, flores, cascas ou resíduos de alimentos que contêm cores, formas e pigmentos naturais ideais para fazer estampagem em papel ou tecido, a chamada eco-impressão. A técnica vai ser demonstrada por Rava Midlej, artista plástica brasileira radicada no Porto desde 2017, numa oficina agendada para o dia 7 de Novembro, das 10.00 às 13.00, no Espiga.
Não é preciso ter experiência para participar. O programa da oficina inclui uma contextualização sobre impressões naturais e a importância da sua utilização na promoção e construção de um planeta mais sustentável, assim como uma introdução sobre os materiais e sobre o processo de impressão, da colheita de elementos naturais à sua aplicação no papel – suporte que vai ser utilizado nesta oficina em particular.
Os participantes poderão experimentar “uma técnica natural, não tóxica, não poluente e alinhada ao consumo consciente e respeito à natureza”, descreve a publicação do evento. Ao longo de três horas serão evocados conceitos como reaproveitamento, sazonalidade, responsabilidade e consciência, numa experiência que se quer pedagógica e criativa.
A oficina será realizada no espaço exterior da galeria-bar Espiga e está limitada a dez participantes. A inscrição fica por 40€ (materiais incluídos) e pode ser feita por e-mail para info@aluznatural.com ou mensagem no Facebook ou Instagram. No final, pode levar a sua criação para casa.