[title]
A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão está de regresso à Invicta. O evento, no qual chefs desenvolvem pratos em torno deste fruto nos seus restaurantes, realiza-se entre 15 de Junho e 1 de Julho. Além de Lisboa, também o Algarve e, pela primeira vez, o Alentejo fazem parte da rota.
No total, dez restaurantes portuenses integram a VI edição desta iniciativa e vão apresentar pratos, sobremesas ou entradas inspiradas neste produto da Beira Baixa. A Casa de Chá da Boa Nova é um deles, e vai preparar uma entrada com vieiras e cerejas do Fundão. O Cantinho do Avillez, por sua vez, preparou um gaspacho com este fruto - uma sopa fresca que combina a receita tradicional com as cerejas, o requeijão, o presunto e o manjericão. Já o Euskalduna optou por um prato que leva sabugueiro, nozes e cereja, claro.
Pedro Lemos, The Yeatman, Doc, Dop, Almeja, Esquina do Avesso e Egoísta são os outros restaurantes que completam a lista de locais envolvidos na rota.
A iniciativa inspirada nesta cereja, “reflecte o reconhecimento da qualidade deste produto pelos principais chefs a nível nacional”, de acordo com Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão. O autarca avançou ainda, em comunicado, que o evento reconhece a cereja como sendo "de excelência, e também o trabalho que o município tem desenvolvido, utilizando este fruto como motor de desenvolvimento económico da região”.
+ Cinco novidades da carta de Primavera d'O Diplomata
+ Nova carta do Barão Fladgate promete despertar os sentidos