[title]
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai começar a limitar o alojamento local no concelho, de forma a evitar que os moradores sejam expulsos pelos senhorios que querem tornar as casas em habitações de alojamento local.
Segundo o presidente da Câmara de Gaia, em declarações à Time Out, Vítor Rodrigues dos Santos anunciou que a autarquia irá criar um regulamento que limite o recurso ao alojamento local, através da criação de zonas estratégicas para as casas. Neste momento, defende que não há um equilíbrio no mercado, mas "um apetite algo predatório" com o qual não podem "pactuar quando existem famílias com dificuldades em encontrar casa", afirmou o autarca.
Embora reconheça que o turismo trouxe para o concelho novas oportunidades, reconhece também que é preciso salvaguardar os moradores. “É verdade que temos de olhar para esta vertente como uma oportunidade, mas também com a cautela de quem não quer transformar a região num espaço de excessos”, comentou.
As zonas mais afectadas da cidade são o centro histórico e a entrada da ponte Luís, ao lado do jardim do Morro. O regulamento está ainda a ser estudado e a ele juntam-se outras medidas que tornarão a renda das casas mais acessíveis, que deve sair cá para fora nas próximas semanas.
+ Porto vai reduzir em 50% a pegada de carbono até 2030
+ Conheça o bairro inteligente e sustentável que está a ser construído em Matosinhos