[title]
Na Rua de Alexandre Braga, na parte exterior do renovado Mercado do Bolhão, mora um cantinho recatado e acolhedor que revela as infinitas possibilidades do vinho do Porto. Chama-se Porto Com Tudo, numa indicação clara daquilo ao que vem. É um bar e uma loja em simultâneo e nasceu com um objectivo: mostrar que o vinho do Porto casa com (quase) tudo e que longe vão os tempos em que apenas ocasiões especiais justificavam um Porto.
No Porto com Tudo dá-se a conhecer e a provar várias harmonizações à base de vinho do Porto e petiscos. O exterior, com a sua esplanada bem composta, é um convite para aproveitar os dias de sol de forma relaxada, mesmo estando no centro da cidade. Mas é dentro do bar que mora o verdadeiro segredo, com uma montra cheia de petiscos – desde queijo, presunto, bola tradicional, tostas e chocolate – e com as sofisticadas paredes vermelhas escuras, com estantes embutidas, repletas de garrafas de vinho.
Adrian Bridge, proprietário das emblemáticas Taylor’s, Croft e Fonseca, inseridas no grupo Fladgate Partnership, é o responsável pelo projecto que surgiu também a partir da necessidade de aumentar a presença de projectos relacionados com vinho do Porto no centro da cidade que lhe dá o nome e que tanta importância tem na sua própria história. “Normalmente, as caves estão mais localizadas em Vila Nova de Gaia, à volta do WOW”, explica. A escolha em integrar o Mercado do Bolhão, acrescenta, foi uma estratégia para aproveitar “um local emblemático que funciona como um centro de grande parte da restauração, com comida e bebida”.
Um local para provar, relaxar e comprar
No Porto Com Tudo é possível fazer provas temáticas de vinho do Porto com harmonização gastronómica, nomeadamente com chocolate da marca Vinte Vinte, queijo, presunto e bolas tradicionais (enchidos, bacalhau e vegetariana), entre outras combinações. Tudo isto, acrescenta Adrian Bridge, é feito de uma forma relaxada e informal, ao contrário do ambiente mais rígido que muitas vezes marca as típicas provas de vinhos e harmonizações.
“É destinado a pessoas que gostam de beber, de provar, de saborear e relaxar. E há também pessoas que podem não ter tanto conhecimento sobre vinho do Porto e podem sentar-se e provar. A equipa tem muita formação e podem dar algumas recomendações. É tudo muito experiencial”, sublinha, acrescentando que apesar de o vinho do Porto ser o foco, há também disponível Porto Tónico e vinhos de várias regiões do país, como Minho, Dão e Bairrada.
Outra das vertentes deste projecto é a loja, onde os clientes podem comprar garrafas do vinho que acabaram de provar. “Achamos que, para qualquer consumidor que goste de vinho do Porto e que o quer provar, este é o local ideal para fazer a sua pequena prova. Além disso, às vezes as pessoas estão preocupadas com o preço e não querem comprar sem provar. Aqui têm a oportunidade de provar antes de fazer a compra. E à volta deste espaço há outras lojas tradicionais de vinhos onde também podem fazer essa compra. Ou seja, podem provar antes de comprar em qualquer parte”, explica o responsável.
No menu há seis harmonizações disponíveis, incluindo a harmonização de Taylors LBV Port 2019, Croft Pink Rosé Port NV, Fonseca Bin 27 ou Croft Reserve Tawny Port com chocolate Vinte Vinte (15€). Esta é uma das propostas na lista de preferências de Adrian Bridge. Aproveitando a experiência que tem adquirido ao leme do World of Wine, em Gaia, explica ainda como se come chocolate correctamente: “O mantra do chocolate é melt, don't munch, ou seja, deixar derreter e não mastigar. Só assim dá para perceber os sabores secundários do chocolate”, atira, enquanto come um pedaço de chocolate e bebe um copo de Taylor’s, “um dos casamentos made in heaven”.
Rua de Alexandre Braga, 29 e 35 (Porto). Seg-Dom, 11.00-19.00.
+ Vindimas: mais de 20 experiências de norte a sul
+ Há um Siza Barroco para admirar no Museu Soares dos Reis (e a entrada é livre)