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O rebuliço típico do centro histórico fica totalmente esquecido no momento em que se atravessa a porta giratória do Wine & Books, inaugurado em Setembro. Com 70 quartos – dotados de vistas panorâmicas sobre o Porto, incluindo sobre a emblemática Torre dos Clérigos –, um spa com piscina aquecida, ginásio e diferentes espaços de restauração, o mais recente cinco estrelas da cidade revela-se o refúgio perfeito para quem anseia por tranquilidade antes de partir à descoberta dos tesouros da Invicta ou no final de um longo dia.
O projecto hoteleiro, que ocupa 5600 metros quadrados, resulta de um investimento, o primeiro no Porto, do Grupo PBH, no valor de 28 milhões de euros. A marca, que planeia chegar a Sintra em breve, é também proprietária dos aclamados VidaMar Hotels & Resorts, na Madeira e no Algarve, e de unidades de alojamento local como o Montargil Monte Novo, no Alentejo. Já o Wine & Books tem um irmão mais velho com o mesmo nome, inaugurado em 2021, em Lisboa.
Ao entrar no imponente edifício na Rua de José Falcão, construído a partir de um casario do século XIX em ruínas, o ambiente é uma combinação de tradição e modernidade e, simultaneamente, uma celebração das artes, da gastronomia, dos vinhos e da identidade singular do Porto. A construção foi cuidadosamente implantada de forma a conservar a fachada antiga do Largo Moinho do Vento, preservando a memória do local.
“Este boutique hotel, à semelhança do que abrimos em Lisboa, tem a cidade em que se localiza como inspiração. Logo no lobby, nota-se a influência da tradição dos cafés como ponto de encontro para personalidades culturais ilustres, que sempre foi muito forte aqui, sobretudo na Belle Époque. Mais do que beber um café, as pessoas iam a espaços como o Guarany ou A Brasileira para participar em tertúlias de todo o tipo, durante as quais se discutia literatura e política, ou desfrutar de refeições mais compostas, como um bife ou francesinha. Naquele que chamamos de Wine & Books Café, tentamos recriar essa atmosfera sofisticada, ainda que confortável, tão propícia à partilha como a momentos de serenidade”, começa por explicar Daniel Mariz, director do hotel.
O charme da época nota-se em cada detalhe, das prateleiras de madeira envernizada, que estão repletas de livros disponíveis para consulta, aos apontamentos a dourado e estofos em cabedal, também concebidos para proporcionar conforto. Tudo resulta do génio criativo de Joana Saraiva, administradora do Grupo PBH que, enquanto arquitecta, foi responsável pela decoração dos interiores, cruzando o design contemporâneo com elementos tradicionais.
O mesmo espírito de comunhão chega ao menu, assinado pelo chef Vittorio Colleoni, que conta com uma estrela Michelin no currículo. “Temos pratos internacionais, como a salada Caesar [14€], o tártaro de salmão [marinado com creme de abacate e crème fraîche, 18€] e uma reinvenção da niçoise garden, [com camarão e ovo de codorniz, 18€]. Mas também temos o incontornável hambúrguer de novilho [com cebola caramelizada em vinho do Porto, Portobello confitado, manteiga de alho e batata frita palito, 18€] e a típica francesinha [16€]”, acrescenta Mariz. Esta última, chega à mesa partida em quatro para facilitar uma eventual divisão entre os comensais. A ideia é oferecer “opções que agradem tanto aos hóspedes, na sua maioria estrangeiros, como a locais que apenas queiram almoçar ou beber um copo.”
A carta de bar é obra de Pedro Duarte que, em 2023, conquistou o título de Bartender do Ano. É ele o autor de criações como A Menina do Mar, com Abuelo Añejo, maçã verde e coco (12€), e Amor de Perdição, feito com gin, flor de cerejeira, violetas e funcho (11€), uma homenagem aos livros homónimos de Sophia de Mello Breyner Andresen e Camilo Castelo Branco, escritores com história no Porto. “O nosso welcome drink é outro diferencial. Em vez de usar um vinho do Porto tónico, o Pedro optou por utilizar como base um Kopke Dry White, que misturou com lúcia-lima e óleos essenciais cítricos, também usados no spa – produtos totalmente orgânicos da Arôms Natur, que têm a particularidade de poderem ser consumidos. O resultado é uma bebida refrescante que acaba por ter um toque da cidade”, diz Daniel.
Quem, mais do que snacks, procura uma refeição completa deve dirigir-se ao Wine & Books Restaurante, “um fine dining com base na comida tradicional portuguesa”, que tem o bacalhau de meia cura, servido com polenta de grão frita, sames, kokotchas (a papada do peixe), couve kale e gema de ovo cremosa (22€), e na paletilha de cordeiro a baixa temperatura, acompanhada por batata assada, arroz de forno e grelos salteados em alho assado (50€ para partilhar), entre os destaques. Brevemente, hóspedes e clientes vão contar ainda com um restaurante italiano. De Abril a Outubro, com a abertura do rooftop, o hotel ganha um novo espaço de refeições.
Também o spa está aberto a não hóspedes. Tem sauna, banho turco, banho de contraste, piscina aquecida e três salas totalmente equipadas, nas quais pode fazer 14 tipos de massagens diferentes – relaxamento, redução do stress, para casais, terapêutica profunda e desportiva são apenas exemplos –, rituais com velas quentes ou para alívio de tensão e aquecimento muscular, e tratamentos faciais ou corporais.
Para passar uma noite (ou várias) neste hotel, mais do que apto a receber também o seu animal de estimação, pode escolher entre oito tipologias de quartos. Em comum, as 70 acomodações têm um interior revestido por um luxo discreto e atemporal, que alia elementos clássicos e modernos a uma paleta de cores neutra, responsável por um ambiente em que a sensação de conforto e sossego dominam. As vistas panorâmicas para as sempre movimentadas ruas do Porto são outro dos pontos fortes dos espaços, entre os quais se destaca a Master Suíte, definida como “a jóia da coroa do Wine & Books Porto”. Com 53 metros quadrados e varanda, caracteriza-se por possuir áreas distintas para dormir (quarto com casa de banho privada), estar (sala com mesa de jantar, sofá-cama e casa de banho) e trabalhar.
Daniel Mariz sublinha ainda a importância atribuída pela marca à sustentabilidade, traduzida “na redução máxima do uso de plástico e na incorporação de painéis solares e fachada ventilada, que não só reduz o consumo de energia como melhora o conforto térmico e acústico. Por se apresentarem em estado sólido, as amenities disponibilizadas também são ecologicamente conscientes”, garante.
Rua de José Falcão, 39-41. 22 244 3750. A partir de 180€/noite
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