[title]
Pela 25.ª vez, a exposição do World Press Photo, o mais importante concurso de fotojornalismo do mundo, está de regresso ao Fórum da Maia para mostrar e contar as histórias que venceram a competição e que marcaram o mundo. A exposição tem entrada livre e abre ao público este sábado, dia 9 de Novembro, e decorre até ao dia 1 de Dezembro.
O concurso, que premeia as melhores fotografias e histórias desde 1955, juntando-as numa só exposição que passa por mais de 100 cidades, chegou agora à Maia. "Há 25 anos que a Maia recebe a World Press Photo para ajudar a região a ver o mundo e a valorizar a democracia. Esta exposição é um marco das políticas culturais e programa educativo da Maia, mas também uma oportunidade para repensarmos o nosso compromisso com os objectivos de desenvolvimento sustentável”, sublinha António da Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, citado em nota de imprensa.
Nesta edição do concurso, foram recebidas mais de 61 mil fotografias, captadas por 3851 fotógrafos de 130 países. A fotografia do ano foi captada pelo fotógrafo palestiniano Mohammed Salem, da agência Reuters, intitulada "Uma mulher palestiniana abraça o corpo da sua sobrinha” e que documenta a perda irreversível em Gaza. Já a história do ano pertence a Lee-Ann Olwage, com "Valim-Babena", que aborda a questão da demência e família em Madagáscar.
O prémio de projecto de longo prazo celebra o trabalho "The Two Walls" ("Os dois Muros"), de Alejandro Cegarra, para o The New York Times/Bloomberg e documenta a situação das comunidades migrantes na fronteira do México.
Rua Eng.º Duarte Pacheco Maia. 9 Nov-1 Dez, Ter-Dom, 10.00-22.00. Entrada livre
+ Ryanair anuncia novas rotas no Porto para Roma e Tânger
+ No São Martinho do Torel Avantgarde, os chefs também se juntam à volta da fogueira