O Blind, o restaurante do Torel Palace Porto, com cinco estrelas, comandado pelo chef Vítor Matos – também à frente do Antiqvvm, com uma estrela Michelin –, é uma homenagem a José Saramago e à sua obra Ensaio Sobre a Cegueira. É por isso que sobre todas as mesas repousa um exemplar do mesmo, onde, no final, é apresentada a conta.
No gastrobar, aberto em Dezembro de 2020, há hambúrgueres feitos com carne Black Angus, cachorros, pregos de novilho em pão chapata, alheiras crocantes, coxas de pato e arroz de costelinhas , entre outras coisas.
Mas são as Blind Emotions, que acontecem na tal sala privada, o foco da mais dedicada atenção do chef. Há duas opções, de oito (90€) ou dez momentos (110€), que duram entre duas horas e meia e três horas. “As Blind Emotions surgiram porque faltavam coisas que nos fizessem mais felizes. Temos 50 momentos que vão rodando consoante a estação e os produtos que ela nos oferece. São pedaços de mim, pratos que reflectem a minha infância, as minhas vivências, as minhas viagens...”, conta Vítor Matos.