O Época Porto funciona como todas as coisas na vida deveriam funcionar. Na verdade, este restaurante deveria ser uma espécie de bitola para o mundo. Por exemplo: a carta é curta, resume-se a três ou quatro opções que mudam diariamente. O stress fica lá fora, o ambiente neste espaço marcadamente escandinavo – influenciado, talvez, pela temporada que o casal à frente do projecto passou na Dinamarca – convida a relaxar com uma playlist cuidada e livros de gastronomia sobre as mesas. E tudo o que Liliana Alves e Tiago Teixeira lhe põem à frente é feito com produtos da época, maioritariamente biológicos.
Por isso, não é de admirar que estivesse cheio ao almoço, com gente de várias idades e diferentes tribos urbanas. Numa tela atrás do balcão anunciavam os pratos do dia. Um estufado de legumes com tubérculos de Outono num caldo de limão em conserva com hummus e salsa (6,50€) e uma tosta de ovos com verdes e queijo feta (6€) foram os escolhidos.
O grão-de-bico e a raiz de aipo do estufado estavam levemente bringidos, mantendo a consistência que tanto aprecio e que estalava entre os molares. Uma cenoura braseada dava doçura ao prato, o topinambur conferia-lhe textura e o hummus, a saber agradavelmente a funcho, compunha um conjunto capaz de aquecer corpo e alma. Uma fatia de um pão de água fofo, ligeiramente ácido por causa da fermentação lenta e natural feita ali mesmo, mas saboroso e com uma crosta crocante, ajudava a absorver o caldo de limão, aromatizado com coentros e salsa, do fundo prato.
Do mesmo pão saiu ainda uma fatia que serviu de base à tosta barrada com uma pasta verde de acelgas e estragão. Por cima, dois ovos estrelados no ponto, a gema quase crua, couve crespa e molho sriracha. Simples, bom e eficaz.
Se estiver com tempo, peça uma das reconfortantes malgas de arroz integral (no dia em que lá fomos levavam gengibre, cogumelos shitake, ovo, chili e couve crespa) e um brownie de chocolate, húmido como se quer, para acompanhar o café de especialidade que também servem.
*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.