Fair Meals
A Fair Meals permite comprar refeições que já não seriam vendidas pelos restaurantes a um preço mais acessível. Espaços da cidade como O Consulado, o Boulevard Burger House e O Porto dos Gatos já fazem parte do projecto.
Os números são claros e assustadores: todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de bens alimentares acabam no lixo. A boa notícia é que há cada vez mais formas de evitar uma parte do desperdício. Um bom exemplo são as aplicações móveis, por isso, espreite esta lista onde lhe damos a conhecer quatro apps para combater o desperdício alimentar. A forma de funcionamento é praticamente universal. Primeiro, há que descarregar a app, activar a localização, colocar filtros na pesquisa, escolher um restaurante com excedentes alimentares e, finalmente, levantar o pedido. Tenha em consideração que, ao usar estas aplicações, não só está a evitar o desperdício de comida, como a ajudar o ambiente e a poupar a carteira. Bom apetite.
Recomendado: Herói Local: Ana Milhazes, fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal
A Fair Meals permite comprar refeições que já não seriam vendidas pelos restaurantes a um preço mais acessível. Espaços da cidade como O Consulado, o Boulevard Burger House e O Porto dos Gatos já fazem parte do projecto.
A OLIO distingue-se das restantes aplicações deste género. Isto porque faz a ponte entre vizinhos, ou seja, se alguém tem excedente de algum produto – laranjas de produção própria, garrafas de vinho ou brinquedos, por exemplo –, pode oferecê-lo através de um anúncio na app.
Com a Phenix Portugal é possível não só comprar comida feita, como abastecer a despensa de frutas, legumes e outros itens de mercearia vindos de mercados locais, como o Bolhão.
É a mais recente aplicação do género a chegar ao Porto. Neste caso, os restaurantes vendem "magic boxes", ou seja, caixas surpresa. Os utilizadores podem escolher alguns parâmetros, como refeições vegetarianas ou itens de pastelaria, mas nunca sabem exactamente o que vai estar dentro das caixas.
Não queremos incentivar o consumismo, mas se estiver a pensar em comprar peças novas, fuja das marcas de fast fashion e opte por outras com uma pegada ambiental mais pequena. Para o ajudar, fizemos-lhe esta lista com nove marcas sustentáveis no Porto e arredores. Chinelos feitos de plástico recolhido nas praias, camisas de retalhos ou óculos de sol produzidos com sobras de madeira são alguns dos produtos que pode comprar. Se quiser diminuir ainda mais a sua pegada ecológica, também pode começar a fazer as suas compras em lojas que vendem a granel, ou, por exemplo, substituir os seus cosméticos por opções vegan. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta
Encontrar champôs, sabões, cremes de corpo, pastas de dentes, pensos higiénicos reutilizáveis, entre outros produtos de origem vegetal e de carácter sustentável, não tem de ser uma dor de cabeça. Prova disso é esta lista onde lhe damos a conhecer 10 sítios e marcas para comprar produtos de cosmética e higiene pessoal vegan. Este estilo de vida está a tomar conta da cidade e não dá para ficar indiferente. Seja pelas lojas de roupa, pelos restaurantes que se têm multiplicado (onde há sobremesas gulosas 100% vegetais) ou pelos eventos que acontecem com mais frequência, vale a pena conhecer esta tendência a fundo. Recomendado: Os melhores sabonetes do Porto
Dar uma segunda oportunidade a objectos velhos ou inutilizados, promover a economia circular, poupar o meio ambiente do impacto que a produção de novas coisas implica. Estes são alguns exemplos de algumas das motivações que levam as pessoas a procurar espaços onde se comercializam objectos produzidos a partir da técnica de upcycling. Se é o seu caso, caro leitor, sorria. Resolvemos o problema e fizemos esta lista para si. Reunimos três espaços no Porto onde pode comprar objectos que foram alvo de uma transformação profunda por diversos motivos. Depois, não perca tempo e vá até lá para fazer umas compras. (sem se esquecer de parabenizar os criativos responsáveis por estas ideias). Recomendado: As melhores lojas alternativas no Porto
Comprar apenas a quantidade necessária para consumir é uma boa forma de poupar dinheiro, mas não só. Nas melhores lojas para comprar a granel no Porto também é fácil poupar a sua saúde, levando para casa frutos secos, cereais, especiarias, ervas aromáticas e chás, na maior parte das vezes de qualidade superior à que encontra nos supermercados. A redução do plástico também pode ser uma motivação para comprar a granel, já que estes espaços aceitam (e até incentivam) que os clientes levem as suas próprias embalagens - vale saquinhos de papel, frascos de vidro ou até tupperwares. A par disto, não deixe de espreitar os melhores mercados do Porto ou as melhores mercearias da cidade. Boas compras. Recomendado: 10 sítios para comprar cosmética vegan
Discover Time Out original video