Farol de Santa Marta
DR
DR

Da praia ao campo, dos jardins aos museus, as melhores coisas grátis para fazer em Cascais

Não faltam opções a preço zero no concelho, para desfrutar durante todo o ano, seja de sobretudo ou de fato de banho. Ora espreite.

Ricardo Farinha
Publicidade

Seja no Verão ou no Inverno, faça chuva ou faça sol, Cascais tem sempre coisas para fazer sem gastar muito dinheiro. Aliás, nem um tostão. Das praias aos museus e palácios, passando por sítios especiais e instagramáveis como a Duna da Cresmina ou a Boca do Inferno, são muitas as coisas que pode fazer, ou locais a visitar, de forma gratuita, em todo o concelho, ao longo do ano. Faça passeios de barco, fotografe a arte urbana, assista a concertos de jazz. Assim não há desculpas para não não se perder numa das zonas mais bonitas do país.

Recomendado: O que há de novo em Cascais

As melhores coisas grátis para fazer em Cascais

  • Museus
  • Arte e design
  • Cascais

O célebre Bairro dos Museus de Cascais é composto pela Casa das Histórias Paula Rego, o Museu do Mar Rei D. Carlos, o Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu da Vila, a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, o Marégrafo de Cascais, o Palácio da Cidadela de Cascais, a Casa Duarte Pinto Coelho, o Museu Condes de Castro Guimarães, o Farol Museu de Santa Marta, a Casa de Santa Maria e o Forte S. Jorge de Oitavos. Terá de fazer várias visitas a Cascais se quiser conhecer todos estes espaços (são tantos!) sem pagar nada: a entrada só é gratuita no primeiro domingo de cada mês. No resto dos dias, os residentes do concelho têm outra vantagem: desconto de 50% em todos os bilhetes.

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

Pela sua beleza natural, entre o mar, a serra e as dunas, a Estrada do Guincho é uma das mais famosas de Portugal. Tanto pode fazê-la de carro (se tiver um descapotável, ainda melhor) como de bicicleta ou a pé. Entre a Marina de Cascais e a Casa da Guia e depois até à Praia do Guincho, há cerca de nove quilómetros que vale mesmo a pena conhecer, fazendo paragens em sítios como o Farol do Cabo Raso, a Praia da Arriba ou o Forte da Crismina. Não deixe de subir os passadiços sobre as dunas do Guincho e espreitar o Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, que tem uma exposição sobre as dunas e organiza actividades regulares. Se o passeio lhe der fome, não faltam restaurantes reputados pelo caminho (como o Maré, de José Avillez, as Furnas do Guincho, o Mar do Inferno, o Monte Mar ou o Hotel Fortaleza do Guincho), mas aí já terá de abrir os cordões à bolsa e talvez valha mesmo a pena.

Publicidade
  • Arte

Embora o anunciado MARCC – Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais, uma parceria entre a autarquia e Vhils, não tenha chegado a avançar (pelo menos por enquanto), o concelho tem cada vez mais paredes a servirem de telas para obras de street art. Muitas delas foram feitas no âmbito do Festival Infinito, que nos últimos anos tem promovido uma série de intervenções artísticas e comunitárias, nomeadamente no Bairro da Torre, em Alcoitão, Abuxarda, São Pedro do Estoril, Fim do Mundo, São Domingos de Rana e em Adroana. O município é, portanto, uma galeria a céu aberto que vale a pena conhecer. Sem ter de pagar bilhete.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Cascais tem um bom equilíbrio entre história, natureza e diversão. E as rotas pedestres auto-guiadas da Visit Cascais, do Guincho ao Estoril, pela costa ou no meio da natureza, prometem mostrar-lhe o outro lado da região. Clique em "Ler mais" para escolher quais dos trilhos quer fazer . Depois basta vestir roupa e calçado confortáveis, preparar uma mochila com o que precisa (leia-se snacks, água, telemóvel e máquina fotográfica) e fazer-se à estrada.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

É a oeste do centro da vila, entre a Marina e a Casa da Guia, que fica a célebre Boca do Inferno. É uma zona da falésia conhecida pelo forte impacto das ondas, que aos poucos vai desgastando cada vez mais as rochas, e que está envolta numa série de mitos. Certo é que é uma atracção turística centenária que se mantém no roteiro de qualquer passeio por Cascais. Ao lado há um mercadinho com artesanato local e um dos restaurantes mais populares da zona: o Mar do Inferno.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Cascais

Já não tem macacos ou os animais exóticos de outrora, mas o Parque Marechal Carmona é o principal jardim de Cascais – sim, sim, Cascais não é só praia! Com relvados amplos, uma série de percursos e muitos brinquedos para as crianças, além de lagos com patos e um parque de merendas, vale a pena a visita. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Todas as quartas-feiras, em dia de Mercado Saloio, o Cascais Food Lab promove um momento de showcooking. Todas as semanas é escolhido um ingrediente base para confeccionar receitas com produtos adquiridos ali mesmo no mercado. Depois do showcooking existe uma degustação. Bom proveito!

  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

Nada é mais conhecido em Cascais do que as suas praias. E essas, até ver, são acessíveis a todos! Desde o vasto areal de Carcavelos, provavelmente uma das praias mais populares de Portugal, até às mais pequenas e discretas Bafureira ou Azarujinha, não faltam praias para conhecer seja no Verão, quando o calor convida a uns bons mergulhos; seja no Inverno, quando é sempre uma boa oportunidade para recuperar vitamina D quando o sol aparece entre as nuvens. Conheça a lista completa das melhores praias da Linha de Cascais.

Publicidade
  • Atracções
  • Quintas
  • Sintra

É no Parque Natural de Sintra-Cascais, perto da fronteira entre os dois concelhos, que fica a Quinta do Pisão. Parque de natureza com 380 hectares, foi requalificado pela autarquia e acolhe uma programação regular recheada de actividades diversas e gratuitas, desde workshops a caminhadas organizadas, passando por passeios de burro e cavalo, mercadinhos ou actuações culturais. Há ainda uma horta e um caça ao 

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Com uma vista privilegiada em São Pedro do Estoril, este espaço centra-se na área marinha protegida das Avencas, onde habitam espécies como ouriços-do-mar, estrelas-do-mar ou anémonas. No centro de interpretação ambiental pode conhecer-se mais sobre a fauna e flora deste território, sendo que o edifício também inclui um bar.

É o primeiro zero energy building do país, e merece uma visita por várias razões, com actividades pela costa para várias idades, do geocaching nas redondezas da Pedra do Sal ao baptismo de mergulho com apneia em São Pedro do Estoril.

Publicidade
  • Coisas para fazer

É um percurso antigo que tem vindo a ser recuperado pela Câmara Municipal de Cascais. Antigamente, servia para ligar a vila às aldeias do concelho. Hoje, pode ser usado para simples passeios, a pé ou de bicicleta, para todos os que queiram desfrutar de sete quilómetros quase sempre no meio da natureza. Por lá também se costumam avistar aves.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Não precisa de pagar nada para desfrutar desta piscina oceânica que foi construída no paredão de Cascais. Com 50 metros de extensão, é ideal para banhos diferentes, sobretudo para os miúdos, que podem brincar na água salgada sem se preocuparem com o impacto das ondas.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Cascais

Entre a vila de Cascais e a zona do Guincho, a Casa da Guia é paragem obrigatória para residentes e visitantes. Os seus restaurantes naturalmente não servem comida gratuitamente –uma política também implementada pelas lojas – mas é sempre possível fazer uma visita livre pela zona exterior, ver o mar e espreitar o palacete do século XIX que pertencia à antiga propriedade, quando era a Quinta dos Condes de Alcáçovas. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

O galeão Estou para Ver sim, é assim que se chama esta embarcação acolhe visitas regulares, abertas à população, para que se possa descobrir mais sobre a pesca, as cantigas tradicionais ligadas ao mar, ou mesmo para praticar jogos a bordo com os miúdos. As actividades são gratuitas e vão sendo comunicadas no site da autarquia. 

Durante alguns anos, a Marina de Cascais perdeu o fulgor que tivera no início do milénio e deu por si com cada vez menos vida – e clientes. Muitos locais dizem mesmo que estava "ao abandono”. Porém, nos últimos anos, sobretudo desde a requalificação arquitectónica e com a abertura de várias lojas, a marina tem conseguido revitalizar-se e voltar a encher-se de gente, sendo agora um óptimo destino para famílias e para quem passeia por Cascais, sejam moradores, visitantes ou turistas. 

Fica junto do Parque Marechal Carmona e do Farol Museu de Santa Marta, numa zona privilegiada da vila, e marca o arranque da ciclovia que segue até à praia do Guincho. Dos pratos italianos ao marisco português, passando pela picanha à brasileira, aqui come-se e bebe-se com vista para o oceano e para os barcos. É também um bom sítio de compras. Onde? Clique em "Ler mais" e descubra os melhores espaços da Marina de Cascais.

Publicidade

17. Oiça histórias com um final feliz em família

As bibliotecas de Cascais organizam, ao longo do ano, uma série de sessões de contos, para miúdos e famílias, com contadores de histórias e autores convidados. É estar atento à agenda do concelho – é que além de muito divertidas, são grátis.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade