Maria Guedes
Sara Falcão | Maria Guedes no Nicolau Cascais
Sara Falcão

O roteiro de Maria Guedes para um dia perfeito em Cascais

A criadora do Market Stylista fala dos spots no concelho que são obrigatórios na sua rotina. Das compras aos passeios, do pequeno-almoço ao jantar, fique a conhecer as sugestões de Maria Guedes para um dia perfeito em Cascais.

Ricardo Farinha
Publicidade

Maria Guedes viveu sempre em Cascais, onde organiza os seus famosos mercados Stylista a cada estação. Os eventos, que acontecem na FIARTIL e se tornaram numa referência com o passar dos anos, juntam dezenas de marcas de roupa, acessórios, decoração e criança – quase todas portuguesas –, além de bancas de comida e bebida e de muita animação. 

Tudo começou com o blogue Stylista, criado em 2009 e entretanto desactivado, que era um complemento do livro Tanta Roupa e Nada para Vestir, do mesmo ano, com dicas sobre estilo. O projecto deu origem aos mercados que se realizam desde 2013.

Para antecipar a próxima edição e ficar a conhecer melhor os seus gostos e rotinas, a Time Out passou um dia perfeito em Cascais com Maria Guedes. 

+ As melhores coisas para fazer em Cascais em Março

O melhor de Cascais por Maria Guedes

  • Coisas para fazer
  • Cascais

"É uma coisa que tento fazer sempre que tenho tempo, nas semanas em que estou mais tranquila de trabalho. Porque me muda completamente o dia fazer aquela caminhada de manhã. A maresia, o sol, aquilo tudo... Às vezes vou com o meu cão, vou a ouvir podcasts... Tento ir cedo, às oito da manhã ou até um bocadinho antes, também para acabar cedo, antes de haver muita gente a passear. Sabe-me pela vida, é mesmo bom para o resto do dia correr melhor. Sempre que consigo, gosto de ir arejar a cabeça, para pensar e ter ideias. É espectacular ter este privilégio em Cascais, de ter aqui a praia e um paredão para este passeio."

  • Cascais

"Adoro o Nicolau, principalmente porque dá para ir a qualquer hora do dia. Seja um pequeno-almoço mais cedo, um almoço ou mais ao fim do dia, é sempre um sítio que sei que vai servir e tem sempre coisas óptimas. Seja brunch, saladas ou doces. Peço sempre os ovos Benedict e um latte com leite de amêndoa. E depois vou variando. Há uns tacos de atum que são maravilhosos, a salada de atum também é óptima, há uma couve grelhada espectacular... Enfim, gosto imenso e é fácil de parar o carro. Com família, com amigas, durante a semana ou ao fim-de-semana, é um go to seguro."

Publicidade

"É no Vale de Santa Rita e chama-se Supermercado Tradicional, mas nós chamamos-lhe o Senhor Chico. É um senhor já antigo aqui na região que tem uma mercearia gourmet com produtos óptimos – vinhos, queijos, carne, massas óptimas, frutas e legumes francamente diferentes, com sabor. Se não vou todos os dias, vou quase todos. E é óptimo por ser familiar, é o Senhor Chico e as filhas. É um sítio espectacular que eu adoro."

  • Japonês

"A Confraria é um clássico. Vivo em Cascais desde sempre e a Confraria já existe há 17 anos – acho espectacular que se continue a manter tão relevante. Continua a ser dos sítios que, quando não sabemos onde é que vamos almoçar ou jantar, se mantém como um dos preferidos. Agora já existem outros bons, temos mais oferta de qualidade em Cascais, que durante muito tempo não tínhamos, mas a Confraria continua a ser o go to. Seja para encomendar – muitas vezes ao domingo à noite encomendamos cá para casa ou para os jantares que às vezes fazemos em casa com amigos – ou mesmo para irmos lá. Os meus filhos agora estão mais crescidos e, sempre que dá, lá vamos nós para a esplanada da Confraria almoçar. A qualidade do sushi é incrível, nunca se perdeu. É mesmo um sítio especial em Cascais. Lembro-me de ir à Confraria quando ia sair à noite com as minhas amigas, e agora vou com os meus filhos, o que é giro."

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

"O Guincho é a minha praia preferida. Quando era miúda, ia sempre para o lado do Muchaxo e agora tem graça porque, desde que tive filhos, vamos sempre para o outro lado, do Bar do Guincho. Não sei porquê, mas começámos a ir e agora vamos sempre para aquele lado. Talvez seja porque tem as palhotas e as cadeiras de praia, também tem o bar e os miúdos gostam sempre de ir lá comer um hambúrguer. O vento é um problema, mas o Guincho costuma ser bom em Setembro, antes disso é que é muito complicado... Há um dia ou outro que em que está bom, mas durante o Verão também costumamos ir passar fins-de-semana fora ou estamos de férias no Algarve, portanto é bom em Setembro – quando já não vamos para lado nenhum e estamos por cá – saber que vai haver bom Guincho. Até é a altura do ano em que sabe melhor."

  • Japonês
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Vou muitas vezes ao Izakaya porque tem um óptimo ambiente, tem sempre música mais dos anos 90, meio hip hop. Já conhecemos o chef, os cozinheiros e as pessoas que estão a servir, portanto é um ambiente super familiar. Estamos ali sempre ao balcão. Não é um sítio que dê para jantares muito grandes, geralmente vou só com o meu marido ou com uma amiga, não dá para muito mais do que isso. Mas, assim só para duas pessoas, é espectacular. Dá para pôr a conversa em dia, beber um copo de vinho, ouvir música e estar à conversa. Mesmo que seja uma terça-feira à noite, parece mesmo um programa, porque tem sempre ambiente e uma comida maravilhosa. É pequenino, super acolhedor, e também é aquele sítio que é garantido que vai correr bem.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade