Here
©DR'Aqui', de Robert Zemeckis
©DR

Uma visita ao LEFFEST em 10 filmes

O 18.º Lisboa Film Festival vai de 8 a 17 de Novembro com uma ampla programação de cinema, séries e eventos relacionados com as outras artes. Sugerimos dez filmes.

Publicidade

Um programa especial sobre a Palestina e outro sobre os 100 anos da morte de Franz Kafka, duas sessões dedicadas à história e à cultura do Líbano, os filmes e telefilmes inéditos de Michael Haneke e retrospectivas do cineasta espanhol Jonás Trueba, da francesa Patricia Mazuy e do português Miguel Gomes são alguns dos destaques da edição deste ano do 18.º LEFFEST – Lisboa Film Festival, que decorre entre 8 e 17 de Novembro, nos cinemas São Jorge e Nimas, Teatro Tivoli, MUDE – Museu do Design e da Moda, Teatro do Bairro e Liceu Camões. Fiel à sua vocação interdisciplinar no campo das artes, o LEFFEST volta a propor igualmente exposições, cine-concertos, sessões especiais de séries e filmes, exposições, lançamento de livros, uma Noite de Poesia, um Encontro Internacional de Escolas de Cinema, conversas, masterclasses e debates, contando com muitos convidados portugueses e internacionais. A Competição Oficial inclui 12 filmes que competem pelo Grande Prémio NOS. Percorremos toda a programação e seleccionámos uma dezena de sugestões.

Recomendado: As estreias de cinema para ver em Novembro

O LEFFEST em dez filmes essenciais

O Meu Bolo Favorito

Uma mulher de 70 anos vive sozinha em Teerão após a morte do marido e a ida da filha para a Europa. Conhece então um taxista solitário e insatisfeito como ela, convida-o para jantar e acabam por se tornar íntimos. O governo do Irão tentou apreender a fita e os autores de O Meu Bolo Favorito, Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha, foram impedidos de sair do Irão para a acompanhar ao Festival de Berlim.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 13 Nov (Qua) 18.00; Cinema São Jorge – Sala 3. 15 Nov (Sex) 18.30

Black Dog

Depois de 10 anos na prisão, Lang regressa à sua cidade natal, no noroeste da China, agora quase abandonada e que vai ser demolida para dar lugar a um complexo de fábricas. Lang apenas arranja emprego a apanhar cães vadios e acaba por ficar com um cão preto que o mordeu, após ter estado isolado com o animal para evitar a eventual propagação do vírus da raiva. Um filme de Guan Hu.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 13 Nov (Qua) 15.00; Nimas. 15 Nov (Sex) 14.00

Publicidade

The Shrouds

Vincent Cassel, Diane Kruger, Guy Pearce e Sandrine Holt interpretam o novo filme de David Cronenberg. Um empresário do sector tecnológico, e viúvo inconsolável, inventa uma mortalha equipada com câmaras, que permite aos familiares manterem o contacto com os seus entes queridos que morreram. Uma noite, vários caixões são profanados, incluindo o da sua mulher.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 13 Nov (Qua) 21.00; Nimas. 14 Nov (Qui) 19.00

O Quarto ao Lado

Vencedor do Festival de Veneza, O Quarto ao Lado é a primeira longa-metragem em inglês realizada por Pedro Almodóvar. Julianne Moore e Tilda Swinton interpretam duas mulheres que foram muitos amigas quando eram jovens e trabalhavam na mesma revista, mas que se separaram pelas circunstâncias do trabalho e da vida. Muitos anos após se terem separado, voltam a encontrar-se, embora devido a uma situação estranha e extrema.

Tivoli BBVA. 8 Nov (Sex) 19.00

Publicidade

Aqui

Tom Hanks, Kelly Reilly, Paul Bettany, Robin Wright e Michelle Dockery lideram o elenco de Aqui, de Robert Zemeckis, que adapta a banda desenhada com o mesmo título, criada por Richard McGuire. Os argumentistas são o próprio Zemeckis e Eric Roth. A história é a de um punhado de famílias da Nova Inglaterra e do lugar especial onde habitam, uma viagem pelo tempo e pela memória que abrange várias gerações, capturando a experiência humana na sua forma mais pura.

Tivoli BBVA. 17 Nov (Dom) 18.00

Parthenope

Paolo Sorrentino, realizador de A Grande Beleza e A Mão de Deus, conta aqui a história de Parthenope, uma mulher com o nome da sereia mitológica que se suicidou após não ter conseguido encantar Ulisses, e que deu o nome à cidade de Nápoles. Seguimo-la desde o seu nascimento, em 1950, até aos dias de hoje, enquanto busca a felicidade durante os longos Verões napolitanos. Com Stefania Sandrelli, Gary Oldman, Silvio Orlando e Celeste dalla Porta.

Tivoli BBVA. 9 Nov (Sáb) 21.00

Publicidade

Volveréis

O cineasta espanhol Jonás Trueba tem uma retrospectiva da sua obra neste LEFFEST, e este seu mais recente filme tem como protagonista um casal ligado ao cinema, Ale, realizadora, e Alex, actor, que se vai separar depois de 15 anos de vida e comum, decidindo assinalar o facto com uma “festa de separação”, o que deixa naturalmente perplexos os seus familiares e amigos.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 16 Nov (Sáb) 16.00

Les Fantômes

Hamid é um exilado sírio que faz parte de um grupo secreto, cuja missão é procurar criminosos de guerra e antigos líderes políticos e militares do seu país. A pista que segue leva-o até França, onde começa a seguir no encalce do homem que o torturou quando estava preso na Síria. E Hamid está totalmente empenhado em localizar e confrontar aquele que arruinou a sua vida. Um filme de Jonathan Millet.

Cinema São Jorge – Sala 3. 14 Nov (Qui) 21.30; Cinema São Jorge – Sala 3. 16 Nov (Sáb) 16.30

Publicidade

O Castelo

Este filme de 1997 faz parte da secção dedicada a exibir os títulos rodados para cinema e televisão pelo realizador austríaco Michael Haneke, e intitulada “Michael Haneke – Os Inéditos em Sala”, abrangendo também o programa dedicado aos 100 anos da morte do autor de A Metamorfose. Em O Castelo, o autor de A Pianista e Amor, adapta o livro homónimo de Franz Kafka em que um agrimensor chega a uma pequena vila junto a um castelo, no qual é impedido de entrar por burocracias e rivalidades locais mesquinhas.

Nimas. 13 Nov (Qua) 21.00

Sport de Filles

Também a realizadora francesa Patricia Mazuy tem uma retrospectiva nesta edição do LEFFEST. Este Sport de Filles data de 2011 e tem Marina Hands no papel de Gracieuse, uma talentosa cavaleira que trabalha numa coudelaria. Depois de uma discussão com o seu patrão, despede-se e arranja emprego numa quinta, onde conhece Franz Mann, um antigo campeão de equitação alemão e agora treinador de alta competição. Também com Bruno Ganz e Josiane Balasko.

Nimas. 10 Nov (Dom) 14.00

Mais cinema

  • Filmes

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

  • Filmes

A televisão foi a primeira grande culpada. Depois vieram os clubes de vídeo, os VHS e os DVD, a pirataria na internet. Agora é o streaming. Há mais de 60 anos que a queda no número de espectadores nas salas de cinema gera preocupações, dilemas e estratégias para a combater. Nem todas funcionam. Por cá, propomos a única solução ao nosso alcance: sugerir bons filmes. Pelo menos, filmes que queremos ver. Não há melhor motivo para ir ao cinema. O que não nos impede de olhar também para as produções que vão directamente para o streaming.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade