Senhora Presidenta
© João SaramagoGaleria Senhora Presidenta
© João Saramago

Senhora Presidenta: esta nova galeria é um três em um

Ver exposições, comprar tapetes da GUR e descobrir objectos criativos. Esta nova galeria chama-se Senhora Presidenta e é um três em um.

Publicidade

O nome do espaço foi inspirado no porte altivo das gaivotas que os mentores deste projecto viam a partir do seu primeiro ateliê, na altura virado para o Mercado do Bolhão. Começou como uma brincadeira para as designar e acabou por baptizar a nova morada, junto à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). 

Recomendado: 16 obras de arte para ver no Porto

Senhora Presidenta: esta nova galeria é um três em um

A galeria

Aqui poderá ver exposições de desenho, pintura, escultura, fotografia, ilustração, multimédia e tudo o que caiba nestas entrelinhas. As inaugurações serão mensais e ocasionalmente a curadoria será entregue a Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos, os fundadores da famosa galeria Dama Aflita, entretanto encerrada.

A loja

Na vertente de loja, o destaque vai para a GUR, que ocupa uma parte significativa do espaço. Trata-se de uma marca de tapetes fundada pela designer Célia Esteves, que se destaca pela criatividade dos seus desenhos, feitos por vários criadores. 

A loja da Senhora Presidenta tem ainda uma série de outros objectos, como publicações, impressões, fotografias, postais, peças em cerâmica e sacos de pano, tudo criteriosamente escolhido pela equipa da casa.

Publicidade

O escritório

Nos bastidores está o espaço de trabalho dos mentores da Senhora Presidenta, assim como da designer Márcia Novais e dos ilustradores Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos.

Espreitando, vê-se um tear usado para o fabrico de alguns tapetes da GUR, isto porque Célia Esteves também faz deste espaço o seu ateliê e escritório.

Os fundadores

Mariana Malhão, Dylan Silva e Luís Cepa conheceram-se na Faculdade de Belas Artes e partilharam um ateliê junto ao Mercado do Bolhão. A experiência correu bem e avançaram agora com um espaço aberto ao público, tendo peças suas e de terceiros.

Mariana Malhão e Dylan Silva são ainda os mentores da Feira-Sábado, no espaço Maus Hábitos.

Mais arte no Porto

  • Arte
  • Obra-prima

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.

  • Coisas para fazer
  • Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. E no que diz respeito a museus, não podíamos estar melhor servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os recantos da Invicta e há para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, e do futebol à pintura, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Para lhe facilitar a vida, preparámos-lhe o roteiro dos melhores museus do Porto, para (re)descobrir a História e as estórias que conservam.

Publicidade
  • Arte
  • Arte urbana

Com nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto. Da Rua da Madeira, passando pela Rua Miguel Bombarda e acabando em Miragaia, nenhum ponto foi esquecido. Carregue a bateria do telemóvel e seja um turista na sua própria cidade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade