vinho
© DR
© DR

As melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto

Quer sair de casa sem gastar um tostão? Tome nota das melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto.

Publicidade

O fim-de-semana chegou, finalmente, e se não lhe apetece gastar dinheiro, não há problema, estamos aqui para ajudar. De concertos a exposições, passando por mercados e festivais de cinema e de arte urbana, a agenda cultural da cidade não pára e dá para todos os bolsos. Deixamos-lhe aqui tudo o que pode fazer no Porto este fim-de-semana, sem gastar um tostão. Se quiser preencher ainda mais os seus dias, pode também dar uma vista de olhos às melhores coisas grátis para fazer no Porto — incluindo uma visita aos parques e jardins da cidade —, ou admirar a arte que existe nas ruas. Não precisa de agradecer.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

 

As melhores coisas grátis para fazer este fim-de-semana no Porto

  • Arte
  • Baixa

Nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20 de Outubro, o Silo Auto recebe a segunda edição da BALUARTE, uma exposição dedicada à arte urbana. O evento, de acesso gratuito, vai mostrar mais de uma dezena de novas intervenções, onde cada artista convidado vai criar uma obra nas escadas de acesso aos diferentes pisos do parque. Há ainda um conjunto de várias actividades programadas, como quatro conversas sobre arte urbana, oficinas e visitas guiadas a intervenções espalhadas pela cidade. A programação completa pode ser consultada em agoraporto.pt. Silo Auto, Rua Guedes de Azevedo, 148/180 (Porto). 12-13 Out, 19-29 Out, Sáb-Dom. Entrada livre  

  • Música
  • Massarelos

Entre Setembro e Dezembro, o Porto vai receber quatro concertos com uma particularidade: o local é secreto e só será revelado mais próximo da data de cada espectáculo. O Porto Sounds Secret, com entrada livre, está de regresso para convidar o público a descobrir projectos e artistas nacionais num ambiente mais informal, em espaços secretos e fora das habituais salas de espectáculos. O ciclo inaugurou com a banda Expresso Transatlântico no dia 21 de Setembro nos Jardins do Palácio de Cristal. A 20 de Outubro será a vez de Mike11 actuar no Silo Auto, integrando a programação do Baluarte - Exposição de Arte Urbana. Segue-se a 17 de Novembro o pianista Pedro Janela e a 7 de Dezembro o pianista Júlio Resende, com os espaços ainda por revelar.  Vários locais (Porto). 21 Set (19.00), 20 Out (18.00), 17 Nov (18.00), Pedro Janela (18.00). Entrada livre.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

A Avenida Rodrigues de Freitas, na freguesia do Bonfim, volta a fechar ao trânsito para receber vários jogos, actividades desportivas, dança e artes performativas ao ar livre. “A Rua é Nossa” acontece todos os domingos, de 15 de Setembro a 20 de Outubro, e tem entrada gratuita. Ao longo deste período vão decorrer vários jogos (das 10.00 às 19.00), como arcade games, matraquilhos tradicionais e mesas de ping-pong e jogos tradicionais. Há ainda várias actividades desportivas, dança e espectáculos de ilusionismo. A programação completa da iniciativa pode ser consultada em porto.pt.  Avenida Rodrigues de Freitas (Porto). 15, 22 e 29 Set e 6, 13 e 20 de Out. Entrada livre.

  • Música
  • Porto

A Área Metropolitana do Porto volta a encher-se de música em castelos, museus, igrejas, parques, mosteiros e outros tantos monumentos e espaços patrimoniais. O ciclo de concertos Sons no Património percorre 17 municípios, entre 27 de Setembro e 16 de Novembro, com espectáculos de entrada livre. O cartaz conta com artistas como Lena D’Água, Benjamim, Silly, Bandua, Bateu Matou, Luís Peixoto ou JP Simões e arrancou no dia 27 de Setembro, no Castelo de Santa Maria da Feira, com um concerto do duo Bandua. Mas há muito mais para explorar até Novembro. A programação completa pode ser consultada aqui.  Vários locais, 27 Set-16 Nov. Entrada livre.

Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita

Ninguém diria, mas há um Siza Barroco que a maior parte do mundo desconhece. Felizmente, essa faceta do prémio Pritzker deixou de estar na penumbra graças a “Siza, Câmara Barroca”, uma exposição, no Museu Nacional Soares dos Reis, que reúne 18 obras do arquitecto matosinhense e atravessa diferentes períodos da sua vasta carreira. A exposição ficará patente até dia 31 de Dezembro e a entrada é livre.  Rua de Dom Manuel II, 50 (Porto). 12 Set-31 Dez. Entrada livre

  • Arte
  • Fotografia
  • Porto

Na sua 34.ª edição, o Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, sediado na cidade dos arcebispos, traz mais de 40 exposições de fotógrafos e artistas visuais de todo o mundo, bem como conversas, apresentações de livros e música, entre 20 de Setembro e 3 de Novembro. O Theatro Circo, o Museu Nogueira da Silva, o Mosteiro de Tibães, gnration e a Galeria do Paço, em Braga; o Teatro Gil Vicente, em Barcelos; a Universidade do Minho e o CAAA, em Guimarães; a Casa da Cultura, em Avintes, o Mira Fórum e a Leica Gallery, no Porto, são alguns dos espaços que integram o circuito da iniciativa. A programação completa pode ser consultada na página do evento.  Vários locais. 20 Set - 3 Nov. Entrada livre.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vila Nova de Gaia

Bilhetes, discos, figurinos utilizados em concertos, prémios, fotografias nunca antes vistas e instrumentos tão simbólicos como o acordeão utilizado para gravar “Dunas”. No Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, há uma exposição que viaja pelos primeiros 45 anos de carreira dos GNR, uma das bandas nacionais de maior sucesso. Com entrada gratuita, a exposição está disponível até 21 de Outubro e conta, em mais de 70 peças, a história e os feitos da banda composta por Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão. Arrábida Shopping, Piso 0, Praceta Henrique Moreira, 244 (Vila Nova de Gaia). 3 Set-21 Out, Seg-Dom, 10.00-23.00. Entrada livre.

  • Coisas para fazer
  • Santa Catarina

Seja local, curioso ou esteja simplesmente de passagem pela cidade, há uma exposição única na Rua do Ateneu Comercial do Porto que recria os monumentos mais emblemáticos do Porto em escala reduzida. O "Porto em Miniatura" conta com dezenas de maquetes, desde a Torre dos Clérigos à Estação de São Bento, Ponte Pênsil, Sé do Porto, Quinta do Viso, várias igrejas e capelas, bem como quiosques e antigos urinóis. A exposição contém as obras feitas por Agostinho Teixeira, que entre os anos 1930 e 1950 construiu peças com vários materiais -- desde vinil a corticite, cobre, madeira, latão e gesso.  Rua do Ateneu Comercial do Porto, 8 (Porto). Ter-Dom, 10.00-13.00 e 14.00-18.00. Entrada livre.

Mais coisas grátis para fazer no Porto

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

  • Desporto
  • Corrida

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e, muitas delas, com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício sobre duas rodas, também pode optar por ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto.

Recomendado: Os melhores parques e jardins do Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Os miúdos andam aborrecidos? Leia o que se segue porque temos o elixir que combate o desânimo, a apatia e a preguiça. Não falta o que fazer com as crianças pela Invicta, por isso, aproveite o fim-de-semana, ou o seu próximo dia de folga, e leve consigo esta lista de coisas para fazer com os miúdos no Porto. Visitar um museu, passear pelo parque, dizer olá a animais ou ir às compras numa livraria pensada para eles são algumas das nossas propostas. Não se esqueça de deixar tablets e outros gadgets em casa, para poder aproveitar o dia ao máximo. 

Recomendado: Os melhores restaurantes para famílias no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade