Avenida Brasil
Fotografia de Cláudia PaivaAvenida Brasil
Fotografia de Cláudia Paiva

Os melhores sítios para correr no Porto

Calce as sapatilhas e ponha-se a mexer nos melhores sítios para correr no Porto.

Publicidade

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e, muitas delas, com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício sobre duas rodas, também pode optar por ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto.

Recomendado: Os melhores parques e jardins do Porto

Os melhores sítios para correr no Porto:

  • Atracções
  • Porto

O novo Parque da Alameda de Cartes abriu, em Setembro de 2024, na sua totalidade à população, com mais de 1,5 quilómetros de novos caminhos para andar a pé ou de bicicleta, fazer exercício físico ou apreciar a biodiversidade da zona, num total de mais de quatro hectares. Bom para principiantes do atletismo amador, por lá vai encontrar clareiras, zonas de estadia, prados e jardins, bem como muitas sombras onde recuperar o fôlego, já que foram plantadas mais de mil árvores e arbustos autóctones. 

  • Atracções
  • Constituição

Depois de vários anos a ser idealizado, o Parque da Asprela foi reabilitado e apresentado ao público em 2022, com “seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitectada, com espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados, ribeiras e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida”, anunciou na altura a autarquia. O parque, que faz a ligação entre todo o campus universitário e a zona habitacional, funciona como uma grande bacia de retenção com o objectivo de evitar inundações. E é um bom sítio para se manter em forma.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Grande Porto

No Parque da Lavandeira há tulipeiros únicos, imponentes árvores que precisam de várias pessoas para as abraçarem, percursos pedestres, jardins temáticos, um lago, uma estufa do século XIX e zonas de merendas, ideais para piqueniques. E é também a casa de muitas espécies de animais. Este precioso pulmão verde em Vila Nova de Gaia reabriu ao público, reabilitado, em 2021, e conta agora com 110 mil metros quadrados onde pode esticar as pernas e apreciar a envolvência.

Marginal de Matosinhos

Fazer exercício à beira da praia tem o melhor de dois mundos: o fresquinho da brisa marítima e uma distância considerável para correr sem subidas nem descidas abruptas. Além disso, ainda pode dar um mergulho no mar quando der a corrida por terminada.

Publicidade

Avenida da Boavista

São cerca de cinco quilómetros para fazer exercício sempre que quiser. E pode decidir o grau de dificuldade, optando por fazer o percurso a subir ou a descer. A avenida é particularmente bonita de manhã e ao fim do dia, principalmente se for em direcção à Foz, com o pôr-do-sol como pano de fundo.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Foz

Para os apaixonados da corrida, o Parque da Cidade é perfeito para treinar as subidas, que é como quem diz, os glúteos. E ao fim da tarde torna-se num sítio bem concorrido com crianças a dar comida aos patos. Se não gosta de correr sozinho, este é o sítio ideal, já que há sempre corredores a começar ou a acabar o treino diário.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Constituição

A Quinta do Covelo tem diversos trilhos de corrida, num espaço com aproximadamente 90 hectares. Apesar de ser um dos destinos mais concorridos para quem gosta de dar uso às pernas, este circuito não é dos mais fáceis. Vá preparado.

Avenida Brasil

A Avenida Brasil é óptima para quem quer mexer as pernas. Esta zona fozeira acompanha o mar, mas é provável que tenha de se afastar de miúdos em patins ou de atletas domingueiros. De qualquer forma, aproveite a vista e, se tiver coragem, molhe os pés na água. 

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Massarelos

Além de ser um local emblemático da Invicta, é também um óptimo espaço para a prática de desporto. Os percursos são relativamente curtos e pode sempre apreciar a beleza dos jardins e da vista para o Douro. A melhor parte é que há muitas sombras para recuperar o fôlego.

Marginal – Ribeira

Os 12,5 quilómetros entre a Ponte do Freixo e o Castelo do Queijo permitem aos desportistas uma corrida numa ciclovia com uma vista para o rio Douro de cortar a respiração. Além disso, é plana, o que ajuda a quem está a começar, e tem vários pontos de água pelo caminho para se hidratar convenientemente.

Publicidade

Marginal de Gaia

Para quem gosta de correr junto ao mar, a marginal de Gaia é um dos percursos ideais. É o paredão mais extenso do norte do país. Conta com um passadiço de madeira que liga Gaia a Espinho, num total de 15 quilómetros, e ainda tem algumas das melhores vistas da cidade – principalmente quando o sol se põe.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Campanhã

É o segundo maior parque da cidade do Porto e reúne todas as condições para uma corrida. Estende-se ao longo de nove hectares, tem espaços verdes, cruza-se com o rio Tinto e é calmo quanto baste para dar uma corrida em paz antes ou depois de enfrentar um dia em cheio.

Publicidade
  • Miúdos
  • Parques infantis
  • Foz

Um parque com sete hectares de espaço verde, uma ciclovia, um lago, animais ao ar livre e um parque infantil? Parece pedir muito? Parece. Existe? Existe. Fica na Rua de Diogo Botelho e foi remodelado em 2017. Teve um investimento de 33 mil euros e substituíram-se os equipamentos infantis, os pavimentos de segurança e foi ainda instalada uma vedação. Dê lá uma corrida para ver como ficou.

Mantenha-se em forma:

  • Coisas para fazer
Se acha que andar de skate pelas ruas da cidade é uma tarefa impossível, desengane-se. Hoje é Dia Mundial do Skate, vai daí, fomos para a rua à procura de três sítios para andar de skate no Porto. Não precisa de agradecer.
  • Coisas para fazer

Vista o fato de treino, calce as sapatilhas e parta à descoberta da Invicta enquanto pratica exercício físico. Temos propostas mais tradicionais, que incluem corridas, caminhadas e ciclismo, e outras mais radicais, como saltar de pára-quedas, escalar a ponte da Arrábida ou um jogo de paintball na Póvoa de Lanhoso, caso queira sair do óbvio. Nesta lista, que o vai fazer suar as estopinhas, vai encontrar ainda alguns dos melhores parques da cidade, bem como vários espaços emblemáticos onde ficar na linha para este Verão. Aqui tem 20 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto.

Recomendado: Os melhores sítios para correr no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos peculiares

Já deu por si a pensar que caiu na rotina? Que os fins-de-semana passam um a seguir ao outro e não faz nada de diferente? Ou simplesmente quer experimentar algo que nunca fez, ou que gosta de fazer mas em sítios que ainda não conhece? Se respondeu afirmativamente a pelo menos uma destas perguntas, as sugestões que se seguem são para si. Pegue nos patins ou no skate, faça uma escalada, ou salte de um avião. Seja aventureiro. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade