É o principal ponto de encontro da comunidade de skaters da zona Norte. Foi recentemente remodelado e tem mais de 20 mil metros quadrados, espaço suficiente para receber até 100 pessoas. Por lá encontra rampas, escadas, muretes, corrimões e outros obstáculos para praticar manobras.
O Parque Desportivo de Ramalde foi o sítio escolhido para acolher o primeiro parque de skate da cidade. Com uma área de 959m2 e capacidade para receber até 55 utilizadores em simultâneo, a empreitada, que ficou a cargo da empresa municipal Go Porto, deverá custar 150 mil euros.
Segundo a autarquia, o projecto foi desenhado em colaboração com skaters da cidade e, por isso, vai permitir “a evolução não só de novos praticantes, como também dos mais experientes”.
Para isso, o espaço vai ter duas plataformas com obstáculos (rampas, corrimões e muros) e uma zona central com estruturas características da modalidade, como quarter pipes, curbs ou manual pads. No entanto, as novas instalações não se destinam apenas ao skate. Bicicletas BMX e patins em linha também são bem-vindos.
Além de dar aos jovens do concelho um novo espaço para a prática da modalidade, a Câmara espera também atrair competições. “O Skate Park terá todas as condições para acolher competições dos mais diversos níveis técnicos e tanto de âmbito regional como nacional”.
João Neto, proprietário da Kate Skateschool, na Maia (com loja na Rua de Santo Ildefonso), foi um dos skaters que ajudou a autarquia a desenhar o projecto e vê a iniciativa com bons olhos. “No skate tentamos aproveitar o que a arquitectura das cidades nos dá, desde escadas e corrimões a muros e rampas. O skate parque é a representação desses obstáculos da rua num local perfeito e de onde não somos expulsos”, diz.
Acrescenta também que, neste caso, as “dimensões dos obstáculos são perfeitas e o piso é o melhor”, permitindo assim a prática e a evolução “de uma forma mais consistente e facilitada”. O skater espera que depois da construção deste espaço, a Câmara do Porto continue em contacto com os skaters para, em conjunto, se conseguir promover eventos e campeonatos, não só no novo parque de skate, mas também no centro da cidade.
As obras arrancaram no dia 24 de Julho e têm um prazo previsto de 120 dias, ou seja, o novo equipamento deverá estar pronto em Novembro. Até lá, pratique.