O Era uma Vez Upcycling Projects arrancou em Abril deste ano. Começou por funcionar apenas como ateliê, mas no final de Setembro decidiu abrir as suas portas e tornar-se público. As peças que vai encontrar neste pequeno espaço na Rua Miguel Bombarda têm várias origens. Algumas vieram de uma loja de produtos em segunda mão que Alexandra Arnóbio, uma das donas, teve em tempos, outras da lixeira, ou então, foram simplesmente encontradas na rua.
Também vai poder descobrir vários produtos criados por Susana Leite, designer de produto, e Alexandra, como um carrinho de brincar e um telefone antigos que foram transformados em candeeiros. São as duas que tratam de tudo. Desde a escolha dos objectos, passando pela pintura até a instalação de ligações eléctricas. Tudo o que aqui existe está à venda, mas se quiser transformar alguma peça antiga que tenha em casa, esta dupla está disponível para o ajudar.
Para que tenha uma experiência mais personalizada, os artigos modificados são entregues com um postal que mostra as várias fases do processo. São ainda acompanhados por uma frase sugestiva, como por exemplo, “era uma vez uma caixa de vinho que se pôs a caminho”. Esta frase pertence às mochilas “feitas a partir de caixas de vinho e de sobras de tecidos de uma empresa com quem temos uma parceria, a Resumos e Detalhes”, explica Susana. Todas as mochilas (70€) são diferentes, já que as caixas nunca têm as mesmas dimensões e o tecido não é repetido. Estão à venda aqui, na Cru Cowork, na Almada 13 e no Museu do Douro.