Coração Alecrim
© DRCoração Alecrim
© DR

As melhores lojas no Porto onde fazer as suas compras

Antes de começar a ler, temos de o avisar: este artigo é muito (mas muito) perigoso para shopaholics. Aqui tem as melhores lojas no Porto.

Publicidade

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Há espaços onde pode recordar algumas das marcas mais históricas da cidade, como também há outras mais modernas com peças de artistas conhecidos da nossa praça. Por aqui vai encontrar desde decoração para a casa, vestuário (vintage ou não), calçado, joalharia e até sabonetes. E como a vida precisa de banda sonora, também há lojas para aqueles fãs de música que acham que o som do vinil é o mais incrível. 

Recomendado: As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

As melhores lojas no Porto onde fazer as suas compras

  • Compras
  • Porto

Na Foz do Douro, na Rua do Passeio Alegre, nasceu um “esconderijo” à moda de James Bond, um espaço exclusivo que transforma o produto de luxo numa experiência de curadoria ao unir vários mundos. A Bondlair é uma nova concept store que junta uma zona de grab & go, bar, comida do chef Rui Paula e uma boutique de moda masculina de marca própria. O espaço foi criado pelo empresário Paulo Teixeira e além de todos os produtos à venda, visitar a loja é toda uma experiência única.

  • Compras
  • Porto

Depois de uma pop-up no NorteShopping, a Cantê trouxe, finalmente, o Verão ao Porto e abriu em Outubro de 2024 a sua primeira loja fixa na cidade. O espaço da marca portuguesa de swimwear abriu no número 62 da Rua de Diu, na Foz, com o mar mesmo em frente, e surgiu como resposta aos vários pedidos de clientes ao longo dos 13 anos da marca. “As clientes pediam muito para termos uma loja aqui, para também elas terem e sentirem a experiência de loja que já temos em Lisboa”, explica à Time Out Mariana Delgado, que, juntamente com Rita Soares, fundou a Cantê em 2011. À semelhança do que já acontece em Lisboa, o levantamento das encomendas online poderá também ser feito na loja do Porto.

Publicidade
  • Compras
  • Porto

Com o objectivo de descomplicar a experiência de uma ida à florista e oferecer a curadoria certa de flores frescas, a Menez nasceu em 2022 e ganhou a sua primeira loja própria em Setembro de 2024, na Rua do Rosário. O projecto de design floral criado por Beatriz Ribeiro tem expostas e à venda flores frescas, que mudam semanalmente, e os clientes podem comprar um arranjo completo ou optar por flores individuais. Nesta loja — e também online —, encontra ainda à venda vários objectos de decoração feitos por diferentes artistas.

  • Arte
  • Cedofeita

O cantinho colorido inicialmente localizado no Centro Comercial Bombarda mudou-se para uma nova (e mais ampla) morada em Agosto de 2024. A galeria Cor Própria, onde moram todo o tipo de ilustrações de artistas nacionais, muita cerâmica e um bonito estacionário, passou de pop-up a definitiva, mas mantém o seu conceito: todos os meses, a Cor Própria — a galeria que nasceu da necessidade de dar mais destaque aos artistas residentes na loja da rua do Almada — elege um tema, uma cor e um artista.

Publicidade
  • Compras
  • São Bento

Esteve aberta durante 11 anos, mas fechou em 2020, precisamente o ano em que a pandemia atingiu centenas de negócios na cidade do Porto e em todo o país. Mas, felizmente, 2024 trouxe boas notícias e a loja de Catarina Portas reabriu no piso térreo da Torre desenhada por Souto de Moura, no Time Out Market. Por lá vai encontrar os clássicos de sempre, cheios de história e com uma patine que só o tempo consegue dar. À venda têm produtos que fazem parte da memória colectiva portuguesa e portuense, da mercearia, ao têxtil, passando pela papelaria, ourivesaria, perfumaria e artigos para a casa, entre muitas outras coisas boas e bonitas para pôr no sapatinho.

  • Compras
  • Baixa

Numa antiga gráfica portuense nasceu uma das mais completas propostas de compras da cidade. A LOT, sigla para Labels of Tomorrow, mistura moda, com uma curadoria de marcas nacionais e etiquetas estrangeiras, perfumaria, comida e uma pitada de entretenimento. O charme do edifício é o primeiro a falar. As escadas e corrimãos originais foram mantidos, bem como as colunas que sustentam este espaço de pé-direito generoso. Marcas portuguesas como a A Line começam a afirmar-se, ao lado de velhas conhecidas como a Sanjo e de outras ainda menos sonantes como a joalharia da Esquível. Mas para a loja, inaugurada em 2022, vieram também alguns pesos pesados internacionais, como a brasileira Osklen ou a revigorada Camper, entre muitas outras.

Publicidade
  • Compras
  • Estilo de vida
  • Cedofeita

É uma das lojas de discos mais especiais do país, um local de culto para profissionais e aficcionados da música menos mainstream. No fundo, um dos melhores sítios para explorar novos mundos sonoros. A Matéria Prima procura as abordagens mais singulares da música, sobretudo na electrónica exporatória, minimalista e improvisacional, e no rock alternativo, nos eixos do noise e drone. Trabalha sobretudo com novas edições em diversos formatos (vinil, CD, cassete) e também com uma boa selecção de livros, revistas, DVDs e zines. 

  • Compras
  • Floristas
  • Campo Alegre

A Bloom não é uma florista tradicional. As flores estão expostas em jarras feitas à mão
e a decoração, que conjuga madeiras com azulejos e detalhes em pedra, é pensada
ao pormenor. Margarida
Botelho Rodrigues, uma das donas, acompanha as últimas tendências do mercado e adapta-o ao estilo “clássico mas arrojado e personalizado” da Bloom, diz. Há preços para todos os bolsos e não faltam opções, dos clássicos ramos de flores aos bouquets de noiva. O ramo com syringas é uma das escolhas da Bloom, mas se pretender um serviço mais completo, pode contar com uma mãozinha até para organizar eventos.

Publicidade
  • Compras
  • Baixa

Depois de arrecadar três lojas de rua em Lisboa e duas em centros comerciais (Amoreiras e Colombo), a famosa marca portuguesa de cosmética Benamôr instalou-se no coração do Porto. Fica em plena Rua das Flores e o ambiente remete imediatamente para o imaginário das antigas farmácias, em tons de verde e com os armários em vermelho, envidraçados, que guardam as várias gamas da marca – sem esquecer o balcão central em mármore com os habituais lavatórios para experimentar os produtos. Pelas prateleiras, impecavelmente arrumadas e organizadas, encontra sabonetes, gel de banho, óleos, bálsamos, manteigas de corpo ou até água micelar. 

  • Compras
  • Decoração
  • Baixa

A Costa Nova tem vindo a afirmar-se no mercado nacional e internacional, estando presente um pouco por todo o mundo, em lojas de decoração, hotéis e restaurantes. A marca, sediada na zona industrial de Vagos, em Aveiro, dedica-se à produção de colecções de mesa, forno e acessórios em grés fino. Depois de abrir lojas em Aveiro e em Lisboa, chegou ao Porto em Dezembro de 2021, com a abertura de uma loja no Edifício Emporium, na Rua Sá da Bandeira. Com uma área de cerca de 224 metros quadrados, o espaço reúne todas as colecções da marca e inclui um showroom profissional dedicado à hotelaria.

Publicidade
  • Compras
  • Flores

Caíram as monarquias e as repúblicas, instauraram-se ditaduras e fizeram-se revoluções. Tudo mudou, menos a Claus Porto, a marca de sabonetes portuense que se manteve firme, de pedra e cal, ao longo de 130 anos. Além de um primeiro piso com produtos para venda, tem também uma galeria visitável onde contam a história da marca ao longo de quatro gerações. Nela, reuniram desenhos feitos à mão, litografias e recortes de jornais, mas não se ficaram por aqui. No terceiro andar, há ainda um laboratório para workshops e uma máquina dos anos 1940 que produz sabonetes.

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Baixa

A Mon Père é uma espécie de Camden Town em ponto pequeno. A famosa zona londrina com mais lojas e mercados vintage por metro quadrado parece estar condensada neste espaço, em que a maioria da roupa parece ter sido escolhida a dedo para vestir clientes assíduos de festivais de música ou fazer as capas de revistas como a Nylon. Entre camisas coloridas, camisolões, bijuteria, casacos, kispos, turbantes, saias, óculos e até fatos de banho (não se admire se tiver vontade de comprar um fora de época), é demasiado fácil perder-se de amores com várias peças. Mariana Araújo é a responsável por esta loja onde vende (a preços bem simpáticos, refira-se) aquilo que compra em feiras, a fornecedores de todos os cantos do planeta e em viagens pelo mundo fora. 

Publicidade
  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Foz

Não é só o Natal que pode ser quando uma pessoa quiser. O Verão é um forte candidato também. Sempre inspirada numa latitude, a bonita colecção de biquínis e fatos de banhos desta loja na Foz é uma boa adição para qualquer guarda-roupa. Existem ainda opções para as mais novas e, recentemente, foi lançada uma linha especial, em colaboração com a actriz portuguesa Cláudia Vieira. A marca tem uma loja em Lisboa e também vende as suas criações online

  • Compras
  • Galerias

Instalada numa antiga loja de ferragens, a Almada 13 é um espaço que alberga tudo e mais alguma coisa, desde prints, tote bags, canecas e postais, ao estacionário e livros, passando pela cerâmica. Esta loja é uma versão alternativa de uma department store e dedica-se à curadoria de projectos contemporâneos de arts & crafts. Os responsáveis pela sua existência são a Águas Furtadas e a We - Rota do Chá

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

Tem uma das portas mais coloridas da Baixa, o convite perfeito para entrar numa loja onde tudo o que é local, feito à mão e sustentável ganha protagonismo. Plantas, roupa, acessórios e decoração também fazem parte do recheio. Também tem uma bela loja online, onde pode explorar o catálogo completo. 

  • Compras
  • Cosmética
  • Flores

Lavanda, rosa, jasmim, verbena, sândalo e fava tonka ou baunilha e âmbar. A conjugação de aromas nos sabonetes da Castelbel é quase infinita. A flagship store da marca de Castêlo da Maia, produzida nos arredores do Porto, é uma perdição e não se fica apenas pelos sabonetes que lhe dão fama. Na loja instalada no Palácio das Artes convivem loções, esfoliantes, champôs sólidos e manteigas para o corpo a cheirar a coco e manga, mas também papéis perfumados para forrar gavetas, toalhas fofas de algodão egípcio e perfumes para a casa.

Publicidade
  • Compras
  • Porto

Com dois andares recheados de objectos de decoração, mobiliário, estacionário e livros, esta LOJA, é assim mesmo que se chama, aposta as fichas todas no design. As bases do conceito são o minimalismo e a sustentabilidade, o que significa que aqui vai encontrar produtos com linhas simples, alguns deles únicos e em segunda mão.

  • Arte
  • Galerias
  • Cedofeita

Loja e galeria essencial no roteiro de ilustração portuense, serve de rampa de lançamento e espaço de maturação para jovens artistas, locais e internacionais. Além das obras originais, tem prints, livros, t-shirts e tote bags, entre outros produtos. Mariana A Miserável, Ana Seixas, David Penela, Angela Dalinger, Maria Imaginário e Tina Siuda são alguns dos ilustradores que dão cor, humor, fantasias e histórias às paredes. 

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

A CRU é um hub criativo, localizado no quarteirão artístico do Porto, que combina em 400m2 uma loja de autores, uma galeria, oficinas e um espaço de coworking. Na loja vendem peças de alguns dos melhores criadores do momento. Apaixonados pelas artes, o processo de selecção de tudo o que enche as prateleiras é cuidado. Por lá vai encontrar vestuário, acessórios, calçado, joalharia, ilustração, plantas e artigos de decoração de marcas independentes, sobretudo com design português.

  • Compras
  • Galerias

Quem sobe a Rua do Almada depara-se de imediato com esta bonita concept store que reúne marcas nacionais e internacionais. Lá dentro, há de tudo um pouco. Desde camisas de homem, a botas em pele, peças de joalharia, roupas, mantas, calçado, mochilas e cerâmicas. Vale a pena uma visita.

Publicidade
  • Compras
  • Música e entretenimento
  • Baixa

Louie Louie tem tudo. Novos e usados, vinis e CDs, fanzines e material de merchandise. Desde as últimas novidades do mercado até títulos mais antigos, tem música de todos os géneros – dos mais comerciais aos mais obscuros. A loja abriu no Porto em 2004, na Rua do Almada, onde ainda hoje se encontra, uns números mais abaixo do espaço original. É o sítio certo para passar umas horas a descobrir música nova e a reencontrar velhas memórias. Anda à procura de um disco específico? A Louie Louie encontra. Tem discos em casa a ganhar pó? A Louie Louie compra.

  • Compras
  • Cedofeita

A scar-id é uma loja independente, com sede na Rua do Rosário – mas também com uma loja online recheada –, que vende peças de designers portugueses de várias áreas, como vestuário, joalharia e ainda decoração e mobília, de marcas e criadores como Alexandra Moura, DAM, Galula, Carla Pontes, Darkside e ATER (a marca própria da loja).

Publicidade
  • Compras
  • Designer
  • Cedofeita

Fica no edifício da antiga Padaria Independente, que já foi usado como uma extensão da Galeria Fernando Santos, e também tem loja online. Quem faz compras na Banema Studio encontra vários tipos de artigos assinados por designers portugueses ou estrangeiros. Pode comprar mobiliário, fragrâncias e diferentes objectos de decoração, como velas, candeeiros, vasos e até peças em macramé. 

  • Compras
  • Estilo de vida
  • Taipas

The Feeting Room é um projecto colaborativo que se instalou no Largo dos Lóios e reúne marcas, designers e artistas plásticos. Apostam em marcas independentes, nacionais e internacionais, que produzem acessórios de moda, joalharia e peças de roupa. Quando se cansar de andar às compras, dê um salto ao The Coffee Room, que serve café artesanal e boas sobremesas dentro desta concept store.

Publicidade
  • Compras
  • Joalharia
  • Flores

A Elements – Contemporary Jewellery ocupou, na Rua das Flores, um edifício que já funcionava como ourivesaria desde 1920. Os irmãos Marco e Nuno Santos mantiveram a fachada em ferro fundido original e o máximo do interior que conseguiram. A loja fica no rés-do-chão e estende-se até ao primeiro andar. A Elements aposta na joalharia contemporânea e tem também marca própria, a Dos Santos, com peças pensadas e produzidas em Portugal. No segundo andar fica o wedding room, dedicado ao universo dos casamentos, com anéis de noivado e alianças.

  • Compras
  • Lojas de segunda mão
  • Santa Catarina

A poucos metros do Coliseu do Porto fica a Mão Esquerda, uma loja pequena, dedicada à moda retro, vintage e, claro, em segunda mão, onde cabe um pouco de tudo, desde pechinchas a peças de marcas de luxo. Pelos cabides e prateleiras pode encontrar chapéus simples ou trabalhados, blusões de couro em várias cores, vestidos, casacos de pêlo e muito mais.

Publicidade
  • Compras
  • Flores

Da próxima vez que passar pela Rua Mouzinho da Silveira dê um salto à loja Burel Mountain Originals: é capaz de ficar surpreendido com a quantidade de possibilidades em burel que existem dentro daquelas quatro paredes. O burel é um tecido artesanal português, feito em lã e originário da Serra da Estrela. Neste material impermeável e versátil é possível confeccionar almofadas, tapetes, pufes, roupa, calçado e acessórios. E mantas, claro, que no caso desta marca são mais conhecidas por mantecas. Dos padrões de azulejo à inspiração vintage, a Burel tem apostado num design que tenta estar atento às tendências, lançando frequentemente edições limitadas e exclusivas. 

Lojas que também merecem uma menção honrosa

  • Compras
  • Lojas vintage
É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência.
  • Compras
  • Decoração

Decorar a casa não precisa de ser uma dor de cabeça, só tem de encontrar a loja certa. Pegue nesta lista com as 12 melhores lojas de decoração no Porto e comece já à procura daquele candeeiro de abajur com o qual sempre sonhou, do aparador vintage que iria ficar tão bem na sua sala de estar, ou de uma mesa de apoio mais moderna. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade